Já fez LIKE no MaisFutebol?
Taça Portugal  |  

Taça de Portugal: Sertanense-Olhanense, 0-0, (1-4 g.p.) (crónica)

Aqui não devia haver ponta de lógica

Imperou a lógica, onde ela não devia ter existido. O Olhanense segue em frente na Taça de Portugal, debaixo de uma arbitragem polémica e perante um Sertanense nobre, trabalhador e que teve no prolongamento a passagem da eliminatória. A lógica de o maior vencer imperou, mas as diferenças entre as duas formações foram mínimas: os algarvios estiveram perto de atingir o nível dos da casa.

Ainda se lembram do futebol de rua?

PUB

O Sertanense tem essa bela tradição de, nos últimos anos, defrontar o F.C. Porto na Taça de Portugal. Por isso mesmo, juntinho ao intervalo, alguém dizia na bancada: «Só saímos com o Porto.» Pelos 45 iniciais, a possibilidade de estar em novo sorteio com os dragões era de percentagem maior para a equipa da casa.

Nem foi preciso ver as equipas para se perceber que os algarvios iam ter dificuldades: bastou ver o relvado. Em mau estado, beneficiou claramente quem tem menos argumentos técnicos. Daúto Faquirá tinha de apelar ao espírito de futebol de rua dos jogadores. Porque é aí que todos começam, seja no asfalto, ou, como neste caso, a meio caminho entre o pelado e o relvado.

O Sertanense unia-se atrás, tapava espaços ao Olhanense. Os algarvios tentavam tabelar, levar a bola para o ataque. Só que a boa defesa da casa limpava e metia a bola lá para a frente, onde os três avançados rápidos da equipa surgiam abertos. Assim, no final do primeiro tempo, a contagem de lances perigosos resumia-se a: um para o Olhanense, num remate de João Gonçalves; cinco para os da casa! Não havia dúvidas de quem fora melhor.

PUB

Olhanense melhor, ao contrário do árbitro

No segundo tempo, o Olhanense conseguiu estar mais perto da área contrária. Rui Duarte assustou de livre, Maurício também, e Jorge Gonçalves entrou para o lugar de Rui Duarte e causou impacto imediato, também derivado do novo posicionamento de Lulinha: deixou a ala e foi para o centro. Mas os lances de perigo eram escassos para uma equipa de I Liga.

O protagonista passou a ser, por minutos, o árbitro. Primeiro, esqueceu-se de mostrar cartão amarelo a Maurício, que seria expulso; depois, não viu Ricardo Batista derrubar António, depois de ter segurado um cruzamento: era grande penalidade, como parece ter havido outro, logo a abrir, para o Olhanense, por mão de um defesa. E mais tarde, novas e muitas dúvidas, com Ventosa a cair na área. O povo de uma «vila pequena» insurgia-se contra o grande da I Liga e, sobretudo, contra o juiz. E assim, com decisões polémicas e poucos lances de golo, o nulo perdurou para lá dos 90.

No prolongamento, Júlio teve a justiça no pé direito. Mas atirou-a para o lado. O momento do encontro era aquele, o Sertanense teve a qualificação a um pontapé de distância. Assim, teve ir para os penalties, onde acabou por perder, perante todos os remates certeiros dos algarvios.

PUB

Ficha de Jogo:

Estádio: Municipal Dr. Marques Santos, na Sertã.

Árbitro: Vasco Santos (Porto), auxiliado por João Santos e Alexandre Freitas.

Quarto árbitro: Luís Alberto Ferreira.

SERTANENSE: Paulo Salgado; Ventosa, Adilson, António e Gil; Idris, Leandro e Leo Oliveira (Casquinha, 46) (André Santos, 117); Tony, Júlio e Alex (Fábio Ferreira, 108).

Suplentes não utilizados: Pedro, André Cacém, Danny e Luís Fernando.

Treinador: Bizarro

OLHANENSE: Ricardo Batista; João Gonçalves, Maurício, Jardel e Carlos Fernandes; Cadu, Vinicius e Rui Duarte (Jorge Gonçalves, 61); Lulinha, Yontcha (Matias 91) e Toy (Djalmir 69).

Suplentes não utilizados: Moretto, Anselmo, Ismaily e Maynard.

Treinador: Daúto Faquirá

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores: -

Disciplina: cartões amarelos para Maurício (17), Paulo Salgado (38), João Gonçalves (45), Gil (81), Jorge Gonçalves (105). José Bizarro, treinador do Sertanense, foi expulso (90).

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!