Já fez LIKE no MaisFutebol?
Taca de Portugal  |  

«A pressão estava no lado deles: fizemos Taça e estamos orgulhosos»

Pedro Lomba, treinador do Canelas, salientou a atitude competitiva da equipa diante do Desp. Chaves

Estádio do CF Canelas 2010

Pedro Lomba, treinador do Canelas, em declarações aos jornalistas, após eliminar o Desportivo de Chaves na terceira eliminatória da Taça de Portugal, nos penáltis:

«[Fez-se Taça] Sabíamos o tipo de equipa que íamos defrontar. Conhecemos o Moreno e sabemos que não facilita. Tornou-se, não fácil, mas menos complexo analisar o Chaves, porque tem um padrão e permitiu-nos, dentro das nossas valências, preparar uma estratégia que nos permitisse tentar fazer Taça. Sabemos que os grandes obreiros disto são os jogadores, só é possível com união e sacrifício. Ajudei-os com a  estratégia mediante o que podíamos explorar. Quando ainda tínhamos energia conseguimos dois ataques perigosos, eles tinham uma linha alta e essa foi a nossa estratégia, oferecendo superioridade na primeira construção deles…. Sempre que ganhámos a bola, tivemos contra ataques em que criámos problemas.

PUB

Na segunda parte, o Moreno tentou complicar-nos, eles ganharam superioridades no corredor. Com a substituição, passei para duplo pivot, mantive a linha de cinco para estarmos estáveis, a malta foi trabalhando com solidariedade, aguentámos e nos penáltis não tínhamos nada a perder, a pressão estava no lado deles. Sem medo de sermos felizes e fomos felizes. Fizemos Taça e estamos orgulhosos.

[O objetivo era chegar aos penáltis?] Nunca falámos em penáltis. Falar em penáltis sem lá estar… temos de aguentar o jogo e percebemos no prolongamento que ia ser muito difícil chegar ao último terço. Restava não deitar a toalha ao chão, manter a coesão defensiva e manter as linhas juntas. Tentámos explorar a bola parada, mas sem pensar nos penáltis. Era o maior respeito que podíamos ter pelo Chaves.

Espero que represente um acreditar na nossa ideia e união do grupo. Não quero que funcione de outra forma. Somos os mesmos que perdemos e estamos em quinto na Liga 3. Hoje fomos felizes e competentes, como queremos ser na Liga 3, que é o foco. Fizemos Taça, os jogadores merecem desfrutar, mas o foco passa para o Fafe. Sabemos que isto pode mexer com a carreira dos jogadores, treinador e clube, mas que seja só uma consequência do trabalho. Os jogadores têm de festejar e desfrutar. Foco no Fafe e nada mais.

Sempre que jogamos com equipas melhores ou de divisões acima.. esta semana foi fácil trabalhar, com os níveis de motivação tão em alta. Dão a vida nestes jogos. Se tivessem esta atitude competitiva na Liga 3 em todos os jogos – o que não é possível – não estaríamos em quinto. Entendo isso como treinador. O que vou reforçar é que, se acreditamos na ideia e com união, podemos chegar aos quatro primeiros na Liga 3.

[Quem gostava de encontrar na Taça?] Ainda não pensei. Preferia uma equipa mais acessível porque gostava de continuar na Taça. Com uma equipa grande, não é Natal todos os dias. Como treinador preferia uma equipa do nosso nível ou que tivéssemos capacidade para disputar jogo pelo jogo.»

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!