Já fez LIKE no MaisFutebol?
Taça de Portugal  |  

Taça: Rio Ave-Estoril, 1-2 (crónica)

Líder da II Liga está em linha com esta Taça

Estádio do Rio Ave FC, Vila do Conde

Estatuto de líder na II Liga, atuação com liderança na Taça de Portugal para a segunda surpresa (teórica) nos oitavos de final. O Estoril venceu o Rio Ave em Vila do Conde por 2-1 e vai encontrar o Marítimo, que afastou o Sporting, nos «quartos» da prova rainha.

Depois do Funchal, houve Taça na tarde de terça-feira nos Arcos. E se essa surpresa podia ser teórica, o jogo em campo tratou de desfazer esse cenário. O Estoril foi globalmente melhor na primeira parte e soube depois sofrer, sobretudo já com a vantagem mínima no marcador, nos últimos 25 minutos.

PUB

A equipa de Bruno Pinheiro, que somou a quarta vitória consecutiva, surgiu com seis alterações no onze inicial, três dias após a vitória em Chaves. Thiago, Marcos Valente, Amani, André Vidigal, Murilo e o goleador Yakubu Aziz foram as novidades.

E foi o ganês a justificar e a acentuar o estatuto de artilheiro da equipa logo ao minuto 14. O Rio Ave entrara melhor – quase marcou logo aos 15 segundos por Carlos Mané – mas foi o Estoril, até então com algumas dificuldades, a adiantar-se na primeira jogada digna que criou. Miguel Crespo e André Vidigal saíram bem pela direita e o cruzamento deste resultou no desvio certeiro de Yakubu Aziz: 10.º golo da época do africano.

Se a equipa do primeiro escalão devia ter reagido para cima do adversário, a verdade é que o Estoril pautou melhor o ritmo do jogo, com posse sustentada e boa missão defensiva. Isso e mais um golo, ao minuto 31: André Vidigal, após um canto de Miguel Crespo, rematou para o fundo da baliza. De nada valeram os protestos por alegado fora-de-jogo de Yakubu Aziz, que estava encostado ao poste quando Kieszek se fez à bola para tentar defender.

PUB

E a verdade é que o 0-3 no marcador esteve mais perto do que o golo do Rio Ave até ao intervalo, mas Soria viu Kieszek sair-lhe aos pés.

Notoriamente a precisar de mexer na equipa, Pedro Cunha, que mudou quatro peças após a vitória sobre o Portimonense, tirou Diogo Teixeira – estreou-se a titular – e Meshino aos 43 minutos, lançando Gelson Dala e Gabrielzinho, que na segunda parte mostraram dar poder de aceleração e outro sentido de baliza ao Rio Ave.

A segunda parte começou mexida e com Ivo Pinto a dar um primeiro aviso e André Vidigal a espreitar o 0-3, antes de Gelson Dala ensaiar o golo. Primeiro, o ex-Sporting marcou mas estava em fora-de-jogo (55m), mas reduziu e relançou o jogo dez minutos depois.

Com a diferença mínima, o Rio Ave apertou pelo empate, enquanto Bruno Pinheiro ajustou a equipa, com as entradas de Rosier e Bruno Lourenço, já após o 1-2. À procura de reverter o resultado, Pedro Cunha deu a estreia absoluta a Manuel Namora para os últimos minutos, mas nada mais mudou e a equipa da Amoreira segue em frente.

PUB

No final, a festa foi do relvado ao balneário do Estoril, de onde se ouviu: «e o prémio é a dobraaaaaaar». Com quatro vitórias, 13 golos marcados e dois sofridos, a equipa da linha está em linha com esta Taça.

_

Jogo realizado no Estádio do Rio Ave FC, Vila do Conde.

Árbitro: Artur Soares Dias.

Ao intervalo: 0-2.

RIO AVE: Kieszek; Fábio Coentrão, Nélson Monte (Aderllan Santos, 45’), Borevkovic, Ivo Pinto; Diogo Teixeira (Gabrielzinho, 43’), Tarantini; Carlos Mané, Francisco Geraldes, Meshino (Gelson Dala, 43’), André Pereira (Manuel Namora, 78’). Treinador, Pedro Cunha.

ESTORIL: Thiago Rodrigues; Joãozinho, Marcos Valente, Hugo Gomes, Carles Soria; Gamboa, Miguel Crespo, Lazare Amani (Rosier, 69’); André Vidigal (Bruno Lourenço, 69’), Murilo (Harramiz, 60’), Yakubu Aziz (João Carlos, 60’). Treinador, Bruno Pinheiro.

Disciplina – cartões amarelos: Borevkovic, 35’. Lazare Amani, 58’, Francisco Geraldes, 90 4’, Fábio Coentrão, 90 5’.

Golos: Yakubu Aziz, 14’, André Vidigal, 31’, Gelson Dala, 65’.

As imagens do apuramento do Estoril nos Arcos

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!