Já fez LIKE no MaisFutebol?
Ucrânia  |  

Yarmolenko: «Voltei a jogar para não enlouquecer»

Avançado já tem a família em Londres e marcou nos dois primeiros jogos que fez

Andriy Yarmolenko, avançado do West Ham, revelou que o futebol permitiu-lhe distrair-se das atrocidades da guerra na Ucrânia e «não enlouquecer» com as imagens de destruição do seu país. O avançado tinha mandado a mulher e os filhos para Kiev na véspera do início da guerra, mas agora está mais descansado, com o regresso dos mais próximos a Londres.

O avançado ucraniano foi, inicialmente, dispensado pelo West Ham, mas depois do jogador ter conseguido trazer a mulher e os filhos para a capital inglesa, preferiu voltar a jogar e até marcou nos dois primeiros jogos que fez, ao Aston Villa e Sevilha.

PUB

«O David Moyes disse-me que podia escolher entre treinar e não treinar e que tinha de fazer tudo para garantir a segurança da minha família», começou por contar o avançado no canal de Youtube Football 1/2/3.

«Precisei de continuar a ser profissional e decidi voltar. Estava a enlouquecer, precisava de uma distração. Mas mesmo agora, nem sei quais são os resultados das outras equipas. Mal acaba o treino, recebo uma chamada de casa», prosseguiu.

O regresso aos treinos e aos jogos servem de distração, mas a verdade é que Yarmolenko não consegue abstrair-se do que está a acontecer aos compatriotas. «É assustador falar nisso. Temos de nos ajudar uns aos outros. Se não o fizermos, ninguém o fará. Tenho a certeza que não vamos ser derrotados por qualquer país. Ninguém vai conseguir quebrar o nosso espírito», destacou o internacional ucraniano.

A verdade é que Yarmolenko está mais descansado com a família mais próxima, que residia em Kiev, agora em Londres. «Quando tudo começou, a 24 de fevereiro, nem conseguia falar. Não parava de chorar e pedi ao treinador para me deixar ir para casa», recorda.

Uma guerra que apanhou Yarmolenko totalmente desprevenido. «Nem acreditava que pudesse acontecer. Mandei a minha família para Kiev porque um dos meus filhos tinha uma consulta médica. Imaginei o que senti no dia seguinte. Só queria dar cabeçadas nas paredes. Que tolo que fui em enviar a minha família para Kiev e ficar aqui sentado em Londres», referiu ainda.

Yarmoleko nasceu na Rússia, em São Petersburgo, mas cresceu em Chernihiv, na Ucrânia, onde ainda tem vários familiares.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!