Já fez LIKE no MaisFutebol?
Ucrânia  |  

Zelensky pediu a Portugal «armamento pesado, sanções e solidariedade»

Presidente da Ucrânia dirigiu-se à Assembleia da República por videoconferência e foi aplaudido de pé pelos deputados

Volodymyr Zelensky dirigiu-se ao Parlamento Português para pedir «armamento pesado, reforço das sanções e solidariedade» e acabou por ser aplaudido pelos deputados ao longo de mais de um minuto.

«Peço aceleração e reforço das sanções e também apoio militar, armamento», afirmou o chefe de Estado ucraniano, que pediu especificamente «armamento pesado», numa sessão solene de boas-vindas com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do primeiro-ministro, António Costa.

PUB

De acordo com a tradução simultânea de ucraniano para português transmitida na Sala das Sessões, Volodymyr Zelensky acusou a Federação Russa de crimes de guerra, afirmando que as forças russas já capturaram e deportaram «mais de 500 mil ucranianos». «É o tamanho da população da cidade do Porto duas vezes», comentou.

«Imaginem se Portugal todo abandonasse o país», acrescentou o Presidente da Ucrânia, referindo-se aos refugiados causados por esta ofensiva militar.

Num discurso que se prolongou por quinze minutos, Zelensky fez ainda alusão ao 25 de Abril português. «Nós tivemos duas revoluções em 2004 e em 2014. Duas revoluções que conseguiram parar o alastrar da ditadura na Ucrânia. O vosso povo, que daqui a nada vai celebrar o aniversário da Revolução dos Cravos, que também vos libertou da ditadura, vocês sabem perfeitamente o que nós estamos a sentir», destacou. 

Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República, sublinhou depois que «a Ucrânia defende-nos a todos»: «A sua luta pela liberdade é a luta da Europa toda pela liberdade», destacou antes do encerramento da sessão que terminou ao som do hino da Ucrânia.

Saiba mais na CNN Portugal

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!