Já fez LIKE no MaisFutebol?
UEFA  |  

Nova União de Clubes Europeus desafia ECA para dar voz a todos

Associação pretende que todos os clubes profissional possam contribuir por igual para melhorar o futebol europeu, cujo acesso ao centro decisório está reservado a uma elite que habitualmente compete nas competições europeias ou está ligada à ECA

A União de Clubes Europeus (UEC), nova organização apresentada nesta segunda-feira em Bruxelas, pretende que todos os emblemas profissionais tenham direito de voto nas decisões tomadas pelas altas esferas do futebol a nível continental.

«Tendo em conta a atual situação de governação do futebol europeu, queremos dar voz e representação a todos os clubes profissionais, seja qual for a sua dimensão, e que não tenham direito de voto nas atuais estruturas, nem na decisão do que fazer no futebol europeu», pode ler-se num comunicado publicado no site oficial do organismo que pretende representar cerca de 1.400 clubes que por falharem as três provas europeias organizadas pela UEFA acabam geralmente afastados das decisões.

PUB

A UEC, que ainda não tem direção nem estatutos, garante não ter a intenção de ameaçar as maiores instituições do futebol europeu, como aconteceu por exemplo com os fundadores da Superliga. O propósito, garantiu Katarina Piketlovic, uma das responsáveis da associação, é o de ser um «parceiro social» dos clubes. «Também não queremos substituir a Associação de Clubes Europeus (ECA). Queremos sim contrabalançar a influência que os grandes clubes têm, através da ECA, na gestão, finanças e decisões do futebol europeu», assegurou Pijetlovic.

Até esta altura 40 clubes de  25 países já se juntaram à UEC, incluindo o Crystal Palace (Inglaterra), o Sevilha (Espanha), o Sint-Gilloise (Bélgica) e os croatas do Lokomotiv Zagreb.

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!