Já fez LIKE no MaisFutebol?
Internacional  |  

Van Gaal, onze anos depois: «Nenhuma mancha»

Treinador leva a Holanda ao Mundial

RedaçãoLS

Em 2002 a Holanda nem sequer conseguiu apurar-se para o Mundial, na Coreia do Sul e Japão. Muito por culpa de Portugal e da República da Irlanda (ambas com 24 pontos, os holandeses fizeram apenas 20 no grupo 2 da zona europeia), sim, mas foi van Gaal quem pagou o preço.

Onze anos depois, o treinador viu a sua seleção ser a primeira equipa europeia a apurar-se para o Campeonato do Mundo de 2014, no Brasil.

PUB

Questionado sobre esse ano de 2002, Louis van Gaal foi claro: «Não vejo nenhuma mancha na minha carreira». Talvez não, mas esse grupo de jogadores era fantástico (Edwin van der Sar, Frank De Boer, Cocu, Kluivert, Davids e outros do género) e mesmo assim a Holanda ficou pelo caminho.

Desta vez a tarefa era bem diferente. Depois do fracasso do Euro 2012 (outra vez com Portugal ao barulho), o objetivo principal é «construir uma equipa, com muitos jogadores jovens e alguns mais experientes».

Talvez não se possa dizer que o trabalho está terminado, mas para já os sinais são bons, como salienta o próprio Van Gaal. «Conseguimos o apuramento com uma diferença de 20 golos», disse.

No Brasil, afirma Van Gaal, antes de tudo é preciso aproveitar a oportunidade de jogar um Campeonato do Mundo. Algo que no caso do treinador holandês, agora com 62 anos, chega com mais de uma década de atraso.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!