Já fez LIKE no MaisFutebol?
Vitória Guimarães  |  

João Henriques: «Temos de superar a agressividade do Paços de Ferreira»

Treinador do Vitória de Guimarães determinado em bater a equipa sensação da Liga

João Henriques, treinador do Vitoria de Guimarães, considera que a sua equipa vai precisar de «superar a agressividade» do Paços de Ferreira para somar pontos no embate de domingo, relativo à 20.ª jornada da Liga.

Após três empates e uma derrota nos últimos quatro jogos, a formação minhota, sexta classificada do campeonato, com 32 pontos, desloca-se ao Estádio Capital do Móvel para defrontar a equipa sensação da Liga que está logo acima na classificação.

PUB

«[Temos de] igualar e superar mesmo [a agressividade do Paços de Ferreira]. Quando falo de agressividade, não falo de fazer mais faltas. Falo da agressividade positiva dos duelos, de, nos momentos com bola, chegar com grande agressividade à área do adversário e de se ser pragmático nos momentos para finalizar», salientou o técnico, na antevisão à partida agendada para as 15h00.

João Henriques realçou ainda que a «vontade em conquistar a bola rapidamente» e a capacidade em «pressionar o adversário alto» são fatores-chave para o «campeonato extraordinário» dos castores, principalmente em casa (20 pontos em 27 possíveis), condição na qual já bateram o FC Porto (3-2) e o Sp. Braga (2-0), tendo apenas perdido com o líder Sporting (2-0).

«Tem 35 pontos conquistados com todo o mérito. É uma equipa que tem sido muito regular, muito sólida, muito capaz em cada momento do jogo. É uma equipa reconhecidamente organizada, agressiva e pragmática seja no momento defensivo, seja no momento ofensivo. As individualidades são potenciadas por esse coletivo forte», descreveu o técnico, que já orientou o Paços, na época 2017/18.

PUB

O líder vitoriano elogiou ainda o colega de profissão Pepa, que, no seu entender, «já tem vários anos seguidos de bons trabalhos», apesar do rendimento no presente campeonato ser o «mais mediático».

João Henriques reconheceu ainda a «preocupação» com os seis golos sofridos nas últimas três partidas - um com Belenenses, três com Rio Ave e dois com Farense -, tendo dito que as «individualidades ficaram expostas ao erro» devido às falhas coletivas e que o Vitória está «preparado para voltar a ser mais sólido no setor».

Questionado ainda sobre as críticas que o futebol português às vezes sofre, mesmo com o FC Porto a ser capaz de bater o campeão italiano, Juventus, na Liga dos Campeões (2-1), João Henriques defendeu que as equipas portuguesas, quer na Liga, quer nas provas europeias, fazem «muito com pouco» e têm profissionais de «grande competência».

«Dentro do nosso campeonato, há equipas com orçamentos dez ou vinte vezes inferiores às melhores a vencerem e a dificultarem-lhes a vida. Da mesma forma, os nossos representantes na Europa fazem isso com aqueles que têm dez vezes mais do que nós», disse ainda.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!