Já fez LIKE no MaisFutebol?
Seleção  |  

Play-off parece inevitável para Portugal

As contas depois desta sexta-feira

Redação

Depois do jogo desta noite, para Portugal ainda vencer o grupo F, e além de goleada obrigatória sobre os luxemburgueses, precisa de esperar que a Rússia perca na próxima terça, em Baku - onde por sinal já empatou há quatro anos, antes de ser afastada do Mundial 2010 no play-off com a Eslovénia. Por isso, o mais provável é a seleção decidir, pela terceira vez consecutiva, a passagem à fase final de uma grande competição num play-off a duas mãos.

Pior segundo: a fava mais improvável

PUB

As primeiras contas são fáceis de fazer: o resultado de Alvalade chegou para Portugal garantir já, como mínimo, o segundo lugar no grupo F, deixando Israel fora da corrida. Mas ser segundo no grupo F não esgota os cálculos: há oito vagas para o play-off, e são nove os grupos da zona europeia. Dito de outra forma, o pior dos segundos classificados fica pelo caminho. Mas essa fava é altamente improvável para Portugal.

O sistema de cálculo para definir os melhores segundos obriga a que nos grupos com seis equipas, como é o de Portugal, se descartem os resultados com o último classificado, que só está definido em seis dos nove grupos.

Para Portugal não ter de se procupar com seja o que for basta empatar com o Luxemburgo. Ficaria com 19 pontos, aos quais teria de descontar os quatro conseguidos com o último (Irlanda do Norte ou Luxemburgo).

Os problemas só começarão se Portugal perder com o Luxemburgo e o Azerbaijão for último. Nesse cenário, Portugal teria de descontar seis pontos aos atuais 18. Iria para discussão do pior segundo com esses doze pontos.

PUB

Apesar de ainda haver grupos onde a discussão do segundo está em aberto, é garantido que na maior parte dos grupos o segundo poderá fazer mais do que doze pontos.

O único grupo onde o segundo nunca fará mais de doze pontos é o B, nesta altura forte candidato a ficar fora do play-off.

A única seleção que pode fazer doze pontos é a Arménia. Para isso precisaria de vencer em Itália, o líder já apurado. Nesse caso, e sempre no cenário de que Portugal perderia com o Luxemburgo, teria ainda de dar a volta a uma diferença de golos negativa. Portugal entra na última ronda com 12-9 (retirando o resultado com o Azerbaijão), a Arménia term 9-10. Mesmo que isto sucedesse, Portugal pdoeria ser salvo por um mau resultado em outro grupo, uma vez que algumas seleções ainda podem segundas e não conseguir doze pontos (Croácia e Turquia, por exemplo).

Ponto de situação provisório sobre os segundos classificados (atuais) de cada grupo

Grécia, 19 pontos* Portugal, 15* França, 14 Suécia, 14* Islândia, 13* Ucrânia, 12* Croácia, 11* Turquia, 10* Bulgária, 7*

PUB

* Descontando os pontos conseguidos com o último do seu grupo (em três casos ainda por definir), a uma jornada do fim.

Como será no play-off?

Com a FIFA a confirmar, nesta semana, que o ranking de outubro vai determinar o ordenamento das equipas para o play-off, Portugal ficou, também com a certeza de que vai ser cabeça de série, evitando o confronto com as equipas mais cotadas na classificação.

Nesta altura, olhando para os atuais segundos classificados, e não sendo previsíveis grandes variações na tabela anunciada a 17 de outubro, Portugal, atualmente o 11º no ranking, seria o segundo dos cabeças de série, apenas atrás da Croácia. O segundo classificado do grupo G, (Grécia ou Bósnia Herzegovina) seria também cabeça de série, ficando em aberto a quarta vaga, a decidir entre Suécia (atual 22ª do ranking), Dinamarca (23ª), França (25ª) ou Ucrânia (26ª).

Ou seja: mesmo com Portugal como cabeça de série no play-off, a França ainda poderá vir a calhar em sorte à equipa de Paulo Bento.

PUB

Cabeças de série na fase final: Bélgica sim, Portugal não

A divulgação do ranking a 17 de outubro deverá, por fim, ter outras implicações mais à frente, uma vez que a FIFA tem vindo a indicar que será esse o critério utilizado para definir cabeças de série na fase de grupos do Mundial 2014. Uma decisão que faz tábua rasa dos procedimentos anteiores, quando a hierarquia era definida pelo desempenho das seleções em qualificações e fases finais prévias.

Assim, o sorteio, a 6 de dezembro, teria Brasil, Espanha, Argentina, Alemanha, Itália e Uruguai (este, ainda com apuramento em risco) como cabeças de série seguros, e ainda mais duas vagas, que poderiam recair na Bélgica e na Colômbia, seleções que nem sequer estiveram presentes nos últimos Mundiais. Apurando-se para a fase final, Portugal integraria, nesse sorteio, um segundo pote, na companhia de Holanda, Estados Unidos e Inglaterra, entre outros. Mas esse é um passo longínquo, que só poderá ser dado depois de cumpridos os serviços mínimos.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!