Já fez LIKE no MaisFutebol?
Tiago Ferreira  |  

Tiago Ferreira: «Saí do FC Porto para continuar a evoluir»

Central não chegou a jogar pela equipa principal mas respeita a política dos azuis e brancos

Tiago Ferreira chegou ao FC Porto em 2007 e parte sete anos mais tarde. Apontado como um dos grandes valores da formação portista, nunca jogou pela equipa principal (apenas duas presenças como suplente não utilizado). O central sentiu que era o ciclo tinha terminado.

A um ano do final do contrato, o FC Porto vendeu o seu passe por um valor relativamente baixo mas ficou com parte dos direitos económicos – 35 por cento – e negociou com o Zulte-Wagerem uma cláusula de recompra por 2,5 milhões de euros.

PUB

«O FC Porto incluiu a cláusula e isso pode ser sinal de alguma confiança no meu potencial, mas tenho de pensar agora é no Zulte-Wagerem e num campeonato que costuma ter muitos observadores», salienta o defesa, em entrevista ao Maisfutebol, entre os primeiros treinos na Bélgica. 

Tiago Ferreira: «Na Bélgica há muito espaço para os jovens» 

Tiago Ferreira celebrou recentemente o seu 21º aniversário e fez as malas para não encarar mais uma temporada no segundo escalão do futebol português: «Senti que o meu ciclo na II Liga tinha chegado ao fim. O objetivo passa por continuar a crescer e esta foi a melhor solução. Quero fazer uma boa época na Bélgica e evoluir como jogador.»

Tiago Ferreira tinha de evoluir para chegar à equipa principal do FC Porto ou atribui a falta de oportunidades à política do clube e dos seus treinadores? «Penso que é um pouco das duas coisas», diz, com humildade. «Sei que preciso de crescer, de melhorar em algumas coisas, e também é claro para toda a gente que o clube tem a sua política. Ia continuar na equipa B e saí do FC Porto para continuar a evoluir, foi o melhor.»

PUB

«Não é uma crítica, é apenas a realidade»

O central, que envergou a braçadeira de capitão, considera que os dragões têm legitimidade para seguir outros caminhos e diz adeus sem rancor.

«Estava a um ano do final de contrato, portanto as alternativas eram renovar ou sair. Quando se é mais novo, tem-se maior esperança que as coisas corram bem, que se cumpram os sonhos, mas era difícil. Mesmo o Tozé, que era a referência da equipa, não foi aposta. Não é uma crítica, é apenas a realidade», frisa.

A equipa B do FC Porto deixará de ter nomes como Tiago Ferreira ou Tozé. Gonçalo Paciência pode ter oportunidades no plantel principal, mas isso representaria uma alteração na tendência das últimas épocas.

«Claro que gostava que se apostasse mais nos jovens portugueses, acredito que os adeptos gostariam de ver mais jogadores com o ADN do FC Porto, mas também há uma pressão muito grande por vitórias e penso que a prioridade deles (clube e adeptos) é sobretudo essa. Com os jovens é preciso mais paciência e tempo, tempo que escasseia no FC Porto. É a política do clube, há que respeitar e seguir em frente», remata Tiago Ferreira. 

PUB

Gonçalo, Ivo, Rafa: talentos para seguir no FC Porto
[artigo original: 10h38]

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!