Já fez LIKE no MaisFutebol?
Andrea Fuentes  |  

Relato impressionante: treinadora explica salvamento a nadadora desmaiada

«Vi que os socorristas não se atiravam para a água porque estavam paralisados», diz Andrea Fuentes

Os Mundiais de Desportos Aquáticos, que estão a decorrer em Budapeste (Hungria), ficaram marcados por um episódio incrível na quarta-feira. A norte-americana Anita Álvarez perdeu os sentidos na água e teve de ser socorrida pela própria treinadora, a espanhola Andrea Fuentes.

Andrea Fuentes tem atualmente 39 anos e venceu quatro medalhas olímpicas, nos Jogos de 2008 e 2012. A sua experiência foi decisiva para salvar Anita Álvarez: «Vi que os socorristas não se atiravam para a água porque estavam paralisados. Gritei-lhes do outro lado da piscina, mas não se mexeram, portanto atirei-me logo para ela. Fiz a apneia mais rápida da minha vida.»

PUB

«Estava a dar tudo e a camisola pesava-me 20 quilos. Quando cheguei a ela, vi o socorrista a nadar ao seu ritmo. Eu apanhei-a, levei-a para cima, mas vi que não respirava e que tinha a boca fechada, muito dura. Dei-lhe duas bofetadas e dei-lhe um grito para ela respirar. O socorrista chegou e colocou-a com a boca para cima, enquanto te ensinam que deves sempre colocar o corpo de lado. Tive quase que salvar os dois, porque o outro não sabia nadar muito bem», relata Fuentes, no programa El Larguero de la Cadena Ser.

PUB

A treinadora não poupa críticas aos serviços médicos do Mundial: «Percebo que eu sou uma desportista olímpica e que posso nadar mais rápido. Ele tentou fazer o seu trabalho. Lá a tiramos da água, mas meteram-na virada para cima na maca, eu insistia que a tinham de manter de lado, porque ela não respirava. Felizmente, ao fim de dois minutos começou a respirar.»

«Tentaram colocar-lhe uma máscara de oxigénio e ela só queria estar tranquila, não parava de chorar para que a deixassem em paz. Tive de discutir um pouco com eles, porque estavam histéricos», finaliza Andrea Fuentes, com alívio.

Veja as IMAGENS INCRÍVEIS na GALERIA ASSOCIADA AO ARTIGO.

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!