Hamburgo é a segunda maior cidade alemã, com quase dois milhões de habitantes, já foi eleita um dos melhores destinos da Europa e quem a visita percebe imediatamente porquê: mistura a história de edifícios centenários e igrejas monumentais, com o modernismo alemão.

Por exemplo no bairro de St. Pauli. Muito conhecido por dar nome a um dos mais populares clubes alemães, St. Pauli é também famoso por uma grande vida noturna. Sobretudo na zona de Reeperbahn, o agitado centro de festas, com todos os seus bares, pubs e discotecas.

Já agora, não deixe também de passar pelo Mönckebergstrasse, a rua mais comercial da cidade, uma enorme avenida cheia de lojas e galerias, que dizem estar para Hamburgo como a 5th Avenue está para Nova Iorque. Mesmo que não queria gastar dinheiro, vale a pena.

No entanto, Hamburgo será sempre mais conhecida por ser uma cidade portuária. Há séculos que é assim. Por isso não se pode fazer uma visita sem passar pelo maior porto da Alemanha, porta de entrada (e saída) de pessoas e mercadorias vindas de todo o mundo.

Obrigatório visitar:

Elbphilharmonie
Popularmente conhecido por Elphi, é a principal atração da cidade. É uma sala de concertos, das mais avançados do mundo, com uma arquitetura em vidro arrojada e que foi construída em 2017 por cima de uma fábrica abandonada. O acesso à praça no topo do edifício é gratuito e permite ter, a 37 metros de altura, a melhor vista sobre Hamburgo.

Landungsbrücken St. Pauli
O porto de Hamburgo é o principal marco de Hamburgo, que é uma cidade conhecida por ser a porta de saída para o mundo. O cais de St. Pauli, no extremo norte da estrutura, é o principal local de desembarque do porto e uma grande atração turística.

Portugiesenviertel
Isso mesmo, é o Bairro Português de Hamburgo. Fica próximo da zona portuária e é menciona em todos os guias da cidade, por ser um local de eleição para fazer uma refeição: boa comida, bons vinhos e bons doces. Dizem que foi neste bairro que os portugueses introduziram o galão e o pastel de natal.

Obrigatório fazer

O lago artificial de Binnenalster convida a um passeio de barco, com vista para algumas das melhores paisagens da cidade, incluindo o Rathaus, o histórico edifício do governo regional. Mas se não quiser ir para cima da água, obrigatório mesmo é dar um passeio pelas margens do lago, a pé ou de bicicleta, e respirar o ambiente mais romântico de Hamburgo.

Mapa essencial de Hamburgo