Já fez LIKE no MaisFutebol?
Liga Campeões  |  

História dá vantagem ao Liverpool, mas Benfica terá sempre Anfield 2006

Na última vez que se defrontaram na Champions, as águias afastaram os reds, campeões da Europa em título, com golos de Simão e Miccoli em Inglaterra

Benfica e Liverpool vão voltar a defrontar-se na Liga dos Campeões, ditou o sorteio realizado esta sexta-feira. Os dois emblemas já se defrontaram em oito ocasiões na prova, dez no total de todas as provas da UEFA. Os ingleses têm vantagem no histórico de confrontos, embora o triunfo épico dos encarnados em Anfield (2-0), em 2006, ainda esteja bem fresco na memória da maioria. Depois de um triunfo na Luz por 1-0 graças a um golo de Luisão, as águias de Ronald Koeman eliminaram os reds, então treinados por Rafa Benítez e campeões da Europa em título. Um belo golo de fora da área de Simão e um pontapé acrobático de Miccoli deixaram Anfield de boca aberta e atiraram o Benfica para os quartos de final.  

PUB

Além desses dois jogos em 2005/06, há outra vitória do emblema da Luz contra o gigante de Merseyside. Foi na temporada 1984/85, no antigo estádio da Luz. Um golo de Manniche foi suficiente para o Benfica derrotar o Liverpool de Dalglish e Ian Rush, mas não para seguir em frente na Champions - ingleses tinham vencido por 3-1 na primeira mão. Esse encontro resolvido por Manniche marcou uma viragem nos confrontos entre os dois emblemas na Champions. Foi a primeira vitória do Benfica contra o Liverpool, à qual se seguiu mais duas em 2005/06,  depois de cinco triunfos ingleses: 2-1 e 4-1 em 1977/78, 1-0 e 4-1 em 1983/84 e 3-1 em 1985/86. O último embate entre ambos para a Liga dos Campeões foi, como referido, favorável ao Benfica. Houve, diga-se, um outro confronto mais recente do que esse resolvido por Simão e Miccoli, mas para a Liga Europa. Em 2009/10 «reds» perderam na Luz com dois golos de Cardozo de penálti (2-1). Em Inglaterra o Liverpool não deu hipóteses e goleou a equipa de Jorge Jesus rumo às meias-finais com um bis de Fernando Torres e golos de Lucas Leiva e Kuyt. Em suma, o histórico de duelos na Champions dá vantagem ao Liverpool (cinco vitórias e três derrotas), mas o Benfica poderá sempre inspirar-se em 2006 e nas obras de arte de Miccoli e Simão Sabrosa. 

PUB

VÍDEO MAIS VISTO

Veja Mais

Últimas Notícias

APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!