A seleção portuguesa de sub-19 despediu-se nesta quinta-feira do Campeonato da Europa da categoria, falhando o acesso à final. Vitória da França por 3-1, com uma reviravolta após o golo madrugador de Pedro Pacheco.

A defensiva lusa sentiu dificuldades para anular o futebol mais trabalhado dos gauleses e Kylian Mbappé assumiu-se como a figura do encontro.

Mbappé serve como referência para a superior experiência dos jogadores franceses ao mais alto nível. O extremo, por exemplo, fez 14 jogos pela equipa principal do AS Mónaco na época passada, marcando um golo na Ligue 1.

Ora Kylian Mbappé fez simplesmente isto: fugiu com uma arrancada fenomenal a Diogo Dalot no lance do empate, assistindo Blas. Depois, já na etapa complementar, aproveitou novas falhas de marcação dos portugueses para biscar no encontro e garantir o triunfo.

RECORDE O FILME DO JOGO

A seleção gaulesa leva 11 golos na prova, com 5 de Mbappé e outros 5 de Augustin. Blas foi o único a quebrar o domínio.

De pouco ou nada valeu, portanto, o tento madrugador de Pedro Pacheco. O defesa-central do Basileia (emigrou para a Suíça com tenra idade) subiu bem num pontapé de canto e aproveitou da melhor forma a titularidade face ao castigo de Rúben Dias.

Emílio Peixe festejou com particular entusiasmo o primeiro golo do encontro – algo que mereceu uma resposta do selecionador de França – mas Portugal recuou demasiado e passou a viver de um futebol direto, não raras vezes com lançamentos longos dos centrais, que originaram poucos resultados práticos.

A seleção franceses, assumindo crescente domínio no capítulo da posse de bola, anulou a desvantagem numa excelente iniciativa de Mbappé, ao minuto 11. Dalot não o conseguiu travar e Blas finalizou na fuga a Yuri Ribeiro.

O equilíbrio foi a nota dominante até ao intervalo mas os gauleses chegaram à vantagem já depois da hora de jogo. É certo que Pedro Delgado e Xande Silva tiveram boas oportunidades para marcar mas é igualmente verdade que a atenção de Pedro Silva já tinha evitado alguns dissabores a Portugal.

Ao minuto 67, Michelin surgiu com espaço pelo flanco direito, cruzou para o coração da área e Mbappé, fugindo a Diogo Dalot, finalizou de forma atrapalhada mas eficaz. Pouco depois, os mesmos protagonistas e o 3-1. Desta vez num lançamento e com o avançado do AS Mónaco a finalizar de cabeça entre os centrais portugueses.

Emílio Peixe despede-se com o objetivo principal conquistado: o apuramento para o Campeonato do Mundo de sub-20, em 2017. A França vai disputar a final do Euro 2016 com a Itália.