Os dois adeptos do Sporting levados a tribunal pelos incidentes na Luz foram condenados por dano qualificado. No caso de Bruno Mouta, que já tem antecedentes criminais por injúrias agravadas e posse ilegal de armas, foi mesmo punido com um ano de prisão, com pena suspensa.

Tanto Bruno Mouta quanto Gonçalo Fernandes foram proibidos de ter acesso a recintos desportivos pelo prazo de um ano, durante o qual terão de se apresentar no posto policial da sua residência em todos os dias em que a equipa sénior do Sporting jogue, seja Alvalade ou em qualquer outro estádio.

Para além disso, no caso do outro adepto, Gonçalo Fernandes, que não tem antecedentes criminais, a pena de proibição de frequência de recintos desportivos onde jogue o Sporting, soma-se ainda a uma multa de 1750 euros, que corresponde a 350 dias de multa à taxa mínima de 5 euros.

Os dois adepto foram considerados culpados de dano por terem arrancado corrimões metálicos das bancadas do Estádio da Luz e arremessado os mesmos contra os vidros de acrílico da caixa de segurança instalada para os adeptos do Sporting, no derby da 11.ª jornada, realizado a 26 de Novembro.

[artigo original: 12h34]