As seleções de futebol e râguebi da África do Sul vão jogar no mesmo dia, no estádio que serviu de palco à final do Campeonato do Mundo de 2010, como forma de homenagem ao ex-presidente e líder Nelson Mandela, atualmente internado em estado grave.

A homenagem visa reunir os dois desportos mais populares do país, que retratavam a divisão racial do país durante a vigência do apartheid. A iniciativa foi divulgada pelo ministério dos Desportos sul-africano, que marcou para dia 17 de agosto o «Nelson Mandela Sports Day». O palco do evento será o FNB Stadium, antigamente designado por Soccer City, e a organização pretende unir o país e o mundo «em comemoração e promoção» do legado do líder político.

A 17 de agosto, a seleção de futebol da África do Sul, conhecida como bafana-bafana, enfrentará a seleção do Burkina Faso, num particular, enquanto a seleção de râgubi, conhecida como Springboks, vai cumprir o primeiro jogo do Rugby Championship contra a Argentina.

O estádio FNB, próximo do Soweto, foi também palco do primeiro grande comício de Mandela após a sua libertação, em 1990 e o cenário da última aparição pública do líder em 2010, na final do Mundial.

Nelson Mandela, primeiro presidente eleito por voto universal na África do Sul, tem fortes laços com o desporto, tendo ficado famoso o apoio que deu à seleção de râguebi no Mundial de 1995, num gesto de grande significado para a reconciliação e unidade do país, visto que a modalidade era até então vista como símbolo do poder das elites brancas no país.