O Benfica apresentou esta tarde (segunda-feira) o seu mais recente reforço. André Luiz assinou um contrato válido por três épocas e meia e garantiu estar «feliz» pela opção tomada, uma vez que existiam propostas de outros clubes: «Tinha outras oportunidades, mas optei pelo Benfica. É um grande clube e acredito que me vou dar bem aqui. Nada tenho a reclamar.»
Afinal que clubes também queriam o defesa? «Tinha o Atlético de Madrid, o Real Madrid também demonstrou interesse... Optei pelo Benfica. Aqui também será mais fácil adaptar-me, até por causa da língua. Confirmo que o F.C. Porto também esteve interessado, pelo que me foi dito pelo grupo de empresários. Fico feliz com esse interesse, mas é no Benfica que me sinto bem. Vou trabalhar e mostrar o meu valor para ser campeão.»
O defesa vai vestir a camisola 30, a que envergava Tiago, que saiu para o Chelsea, na temporada passada. Apontando os seus pontos fortes... «Remato forte e sou bom no jogo aéreo nas bolas paradas, mas o meu principal ponto forte é a marcação.»
O ex-jogador do Santos acredita que a sua adaptação será facilitada pelo facto de ter no clube jogadores com quem já trabalhou, como, o também defesa, Alcides e o médio Paulo Almeida. Para além disso, André Luiz diz «conhecer bem» outros brasileiros que integram o plantel, Roger, Luisão e Geovanni: «São todos jogadores que trabalharam comigo. Não existirão dificuldades na integração.»
André Luiz admite que, nos primeiros tempos, sentirá diferenças no futebol praticado em Portugal, já que esta é a primeira vez que sai do Brasil: «No início vai ser complicado, pelo que tive oportunidade de ver. Mas com o tempo vou adaptar-me e trabalhar de igual para igual com os meus companheiros.»
Chegou na sexta-feira e já trabalhou com os novos colegas pelo que já tem uma primeira impressão: «O Benfica é uma boa equipa. Vi o jogo de ontem e tem excelentes jogadores. Para além disso, o grupo é bom. Já estou a trabalhar com eles e não haverá dificuldades de entrosamento.»
Campeão do Brasil, pelo Santos, André Luiz apontou que quer ser campeão já este ano com a camisola encarnada: «Quero ser feliz com o grupo, com o Benfica e conquistar já o título. O meu objectivo é sempre ganhar títulos e não vou mudar.»
Vem para «jogar como titular», garantiu, mas não espera facilidades. Apesar da ambição mostrou-se cauteloso perante a questão sobre se formará com Luisão uma dupla invencível, preferindo remeter a resposta para Trapattoni: «Isso é uma opção do treinador. O professor Trapattoni é que comanda a equipa e é ele quem vai decidir quem joga. Vou trabalhar, manter a forma e preparar-me para ser titular. Vim para jogar como titular e vou brigar por isso. Seja como for, a decisão é do treinador e terá de ser respeitada.»
O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, agradeceu por André Luiz ter dado preferência aos encarnados, apontando que o defesa «tem o perfil que a SAD deseja. «Queria agradecer ao empresário, Toninho Silva, e a José Varandas, porque foram pessoas importantes neste processo, uma vez que houve quem tudo fizesse para levar o jogador para outro clube», disse.