A Liga de Clubes vai reunir-se esta terça-feira em Assembleia-Geral tendo em vista a discussão da alteração ao regulamento das competições e a eventual reintegração do Gil Vicente na primeira divisão.

Em maio passado, o clube de Barcelos viu o Tribunal Administrativo de Lisboa considerar nulo o acórdão de agosto de 2006 do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, que condenou na altura o Gil Vicente a descer à II Liga, mas os gilistas não chegaram a ser reintegrados na Liga.

Recorde-se que, na temporada passada, o organismo não reintegrou o Gil Vicente porque o Belenenses, uma das partes envolvidas no 'caso Mateus', recorreu da decisão, alegando «a defesa da honra de antigos dirigentes do Belenenses, vilipendiada a pretexto deste caso».

A decisão de reintegração foi adiada e a Liga de Clubes solicitou um parecer ao Tribunal Arbitral do Desporto, cujas conclusões indicam para a possibilidade de reintegração do clube de Barcelos no principal escalão.

O tribunal indicou também várias opções após uma eventual reintegração gilista, tais como as disputas de 'liguilhas' ou 'play-offs', que determinem as restantes equipas a comporem os quadros da primeira e segunda divisões.

Neste ponto, os clubes vão ainda deliberar sobre os quadros competitivos dos campeonatos profissionais, sendo que a direção do organismo já se mostrou favorável à presença de 18 equipas em cada um dos escalões.

A sessão vai ainda debruçar-se sobre as respostas apresentadas por membros da ex-comissão executiva, presidida por Mário Figueiredo. A 07 de outubro, os clubes da Liga tinham decidido, por unanimidade, dar 30 dias à anterior comissão executiva para explicar verbas que poderão representar danos para o organismo.

Entre os vários pontos da ordem de trabalhos, consta ainda a apreciação, discussão e votação de propostas de alteração à norma transitória 'A' do Regulamento das Competições organizadas, nomeadamente o critério de desempate no 'play-off' de acesso do Campeonato de Portugal (CP) à II Liga.

A reunião magna servirá ainda para alterar os estatutos e o Regulamento Geral da Liga de Clubes, tendo em vista retirada ao Conselho Jurisdicional das competências disciplinares, que já são exercidas pelo Conselho de Disciplina da federação.