Aos dois castigados, juntam-se Grimi. Rochemback e Vukcevic, todos fora de combate por lesão, enquanto Izmailov e Yannick Djaló estão ainda em dúvida, depois de já não terem recuperado para o último jogo. O Sporting folgou esta segunda-feira, pelo que só a partir desta terça, quando os leões voltarem ao trabalho, vai ser possível fazer as contas, de forma mais rigorosa, às opções que Paulo Bento vai ter à disposição para o embate da 26ª ronda.

Certas são as ausências de João Moutinho e Derlei. O capitão dos leões falhou apenas um jogo da actual edição da Liga, à 18ª jornada, também por castigo, depois de uma série impressionante de 95 jogos sem parar em todas as competições, ficando impedido de bater o recorde da sua melhor série que também contava com 95 jogos. O Sporting não passava por um bom momento, já não vencia há três jogos, e a ausência do capitão no Restelo não fazia prever melhoras. No entanto, os leões acabaram por vencer, por sinal, num quadro emotivo muito parecido com o que se verificou este sábado em Guimarães. O Belenenses maçou primeiro, já na segunda parte, por Marcelo (52m), mas tal como em Guimarães, os leões viraram o resultado nos minutos finais com golos de Vukcevic (75m) e Hélder Postiga (79m).

Apesar deste sucesso solitário sem o capitão, não vai ser fácil encontrar um substituto à altura para o pulmão de um jogador que acumula 2.160 minutos, distribuídos por 24 jogos, sem falhas desde a tal paragem no Restelo.

Ninja em grande na segunda volta

Os números de Derlei não são comparáveis com os de Moutinho, mas é inquestionável a influência do avançado na melhor série de cinco vitórias do Sporting (8 sem derrotas) que permitiu aos leões ultrapassar o Benfica e destacarem-se no segundo lugar. Depois de uma primeira volta em branco na Liga, o veterano avançado já soma cinco golos na segunda metade do campeonato, alguns deles valiosos, como os que marcou ao Benfica (3-2) e ao P. Ferreira (2-0) e, sobretudo, os últimos dois, ao Leixões (1-0) e ao V. Guimarães (3-2).

Além disso, fica desfeita a dupla que mais golos soma no Sporting, Liedson e Derlei, com quase metade dos golos da equipa de Alvalade em treze jogos (17 de um total de 36), abrindo lugar para a entrada de Hélder Postiga que também já jogou ao lado de Liedson em doze ocasiões.

No primeiro jogo com o Estrela, à 11ª jornada, no Estádio José Gomes, os leões venceram por 3-1, no jogo que assinalou o regresso de Vukcevic à equipa (e com um golo) depois de um longo braço-de-ferro com Paulo Bento. Derlei não foi convocado, mas Moutinho esteve mais uma vez em destaque com uma assistência para o primeiro golo de Izmailov.

Não surpreendeu, por isso, a fúria de Paulo Bento com os amarelos aos seus influentes jogadores. Falta agora saber que onze o treinador irá apresentar, depois de já ter recorrido a um meio-campo sub-21 para o jogo de Guimarães com Adrien, Miguel Veloso, João Moutinho e Pereirinha.

Ajude Paulo Bento e faça você o onze do Sporting para o jogo com o Estrela