1. Segurança. Há quatro semanas, David Luiz era mais um no plantel do Benfica, um desconhecido defesa brasileiro à procura de oportunidades para convencer o treinador a deixá-lo ficar. A lesão de Luisão abriu-lhe lugar na equipa e revelou um central com qualidade técnica, boa leitura de jogo, velocidade e o tempo certo de entrada. Seguro, sobretudo, com noção de posicionamento e sem perder tempos em grandes hesitações, características que podem fazer a diferença perante o estilo de jogo não muito objectivo de Adriano.
2. Atitude. Em vez de se esconder atrás da maior experiência de Anderson, que tem sido o seu companheiro na defesa, David Luiz faz questão de assumir protagonismo em cada lance. A auto-confiança, o voluntarismo e a autoridade, invulgares num miúdo de 19 anos, impressionam e deixam adivinhar que David Luiz não se deixará intimidar pelo ambiente do «clássico». Foi lançado ao mais alto nível em Paris e os primeiros minutos não correram bem, mas recompôs-se rapidamente. Nos jogos seguintes vimo-lo crescer e chegar a mostrar-se inclusivamente em alguns momentos mais fiável do que Anderson, a reclamar para si o estatuto de «patrão» desta defesa do Benfica.
3. Motivação O treinador já o comparou a Ricardo Carvalho, os elogios choveram. Além dos incentivos de Fernando Santos e dos companheiros, David Luiz ganhou a simpatia do público da Luz. Os adeptos gostam claramente da sua forma de estar em campo, já discutem se não deverá ser Anderson a sair da equipa quando Luisão recuperar. Embora seja cedo para conclusões definitivas e David Luiz ainda tenha um longo caminho a percorrer, o talento está lá. O tempo é o melhor conselheiro e dirá até onde vai David Luiz. Mas são jogos como o «clássico» que fazem crescer um jogador e o central já mostrou que não lhe falta ambição. A capacidade de anular Adriano e as movimentações ofensivas do F.C. Porto são um teste que David Luiz aposta seguramente passar com distinção. O «miúdo» está em alta e o ambiente à sua volta é a melhor motivação para o jogo com o F.C. Porto. Será entusiasmo a mais? É também esse o teste para domingo.