O Barcelona anunciou o cancelamento dos vários atos públicos previstos para hoje e remeteu explicações para mais tarde. Os jornais espanhóis avançam com a informação de que o treinador Tito Vilanova sofreu uma recaída do tumor que o afetou há cerca de um ano, aguarda-se agora pelo que dirá o clube. As últimas informações são que será operado nesta quinta-feira, e que a situação pode não ter a mesma gravidade da anterior.
O «El Mundo Deportivo» escreve que foi diagnosticada a recorrência da doença num hospital de Barcelona, nesta terça-feira. O «Sport» tem a mesma informação e acrescenta que os médicos estão otimistas.
A imprensa espanhola também diz que os jogadores serão informados da situação esta tarde, às 17 horas, antes do treino. A sessão, que devia ter 15 minutos abertos à imprensa, foi alterada e será agora totalmente à porta fechada.
O comunicado do Barcelona surgiu a meio da manhã e informava que estava suspensa uma conferência de imprensa de Sandro Rosell prevista para o meio-dia, bem como o almoço de Natal com os media. «Ao longo do dia o clube emitirá novo comunicado. Até essa altura não haverá nenhum pronunciamento sobre o tema», dizia ainda o comunicado.
Tito Vilanova foi operado em novembro de 2011 a um tumor na glândula parótida. Ainda recentemente falou na televisão dessa experiência, que acreditava estar ultrapassada, tal como os médicos. O responsável clínico do Barcelona, Ricard Pruna, disse mesmo que o treinador estava curado.
Para já ainda só um jogador do Barça se pronunciou sobre o assunto, e para dizer que não tinha qualquer informação sobre a alegada recaída de Tito. «Desconheço a notícia e a vericidade dos comentários e publicações que estão a ser feitos sobre o Tito», escreveu o guarda-redes Pinto no «twitter».
Embora ainda não tenha existido qualquer informação oficial por parte do Barcelona, vários jogadores da Liga espanhola e até clubes já deixaram mensagens de apoio ao técnico na referida rede social. O próprio Real Madrid já emitiu um comunicado a manifestar o seu apoio.
Adrià Vilanova, filho do técnico e jogador das camadas jovens do Barcelona, já reagiu às mensagens de apoio. «Muito obrigado a todos pelo ânimo. São enormes. Tudo vai correr bem. Um abraço», escreveu no «twitter».
Alguns «tweets» de apoio a Tito Vilanova
Aguero: «Estamos contigo. Toda a força para superar este momento»
Javi García: «Toda a força do mundo para Tito! Volta logo, amigo!»
David Silva: «Quero deixar o meu apoio e força para o Tito e para todas as pessoas que também lutam diariamente contra o cancro»
De Gea: «Toda a força para Tito Vilanova! Estamos todos contigo»
Garay: «Muita força e ânimo para o Tito»
Arbeloa: «As guerras vencem-se depois de muitas batalhas, e o segredo é lutar até ao fim. Tens todo o nosso apoio. Força Tito!»
Dzeko: «Espero que consigas também esta vitória. Não desistas, Tito!»
Capel: «Neste dia quero, sem dúvida, dar todo o meu apoio a Tito Vilanova e seus familiares, neste momento.»
Casillas: «Tito tens a força de todos para superar isto. É a força do futebol e a força das pessoas. É impossível ter melhor equipa. É impossível perderes este jogo».