O Benfica conquistou o título nacional da Liga de basquetebol graças a um triunfo no Dragão Caixa, reduto do F.C. Porto, na negra. A formação encarnada acabou todos os períodos na frente e conseguiu segurar a tentativa de resposta dos portistas (53-56).

Uma vez mais, o troféu foi entregue no encontro decisivo. O 2-2 na eliminatória obrigou à negra. O F.C. Porto tinha vencido o primeiro encontro (77-71), com o Benfica a responder ainda na Invicta (80-82).

Em Lisboa, o mesmo desfecho: uma vitória para os locais (67-66), outra para os visitantes (65-74).

Num Dragão Caixa completamente cheio de público a torcer pelos azuis e brancos, o Benfica manteve a frieza e logrou gerir o rumo do encontro.

No final do primeiro período, a equipa encarnada já tinha dois pontos de vantagem. Até ao intervalo, destaque para a falta de eficácia ofensiva do F.C. Porto, que permitiu a fuga dos Benfica no marcador. 11 pontos de vantagem, uma diferença substancial.

Os homens de Moncho López, campeões em título, tentaram responder até final. Entrando no quarto período, tinham seis pontos de desvantagem. Chegaram mesmo a colocar a diferença em apenas um ponto.

Contudo, o Benfica soube sempre responder. Aliás, quando um triplo de Carlos Andrade colocou os dragões a um ponto (a 4 minutos e 20 segundos do final), outro tiplo tranquilizou os encarnados no lance seguinte.

Essa foi a toada até final. O F.C. Porto a tentar com enorme coração mas nem sempre com inspiração, o Benfica a responder a preceito. A 19 segundos do final, os dragões voltaram a reduzir para um ponto. Fizeram o mesmo a quatro segundos do fim. Não chegou.

Título nacional para o Benfica.