Pedro Ribeiro, treinador do Belenenses, não acredita que possa tirar muito proveito por conhecer bem os métodos de trabalho de Silas quando este domingo defrontar o Sporting, em Alvalade, nem acredita no contrário, que o antigo treinador dos leões tenha vantagem por já ter treinado os «azuis» esta temporada.

«Não vamos enganar ninguém, vamos jogar contra o Sporting e o Sporting vai jogar contra o Belenenses. Essa questão do conhecimento, com análises que se fazem, com tudo aquilo que as equipas técnicas fazem a este nível, é muito esbatido, portanto não vamos fazer nada para enganar ninguém. Vamos jogar o nosso jogo, como fazemos nos jogos todos. Não se trata de enganar, trata-se de tentar ser mais competente do que o adversário», começou por destacar.

O Belenenses chega a Alvalade com muitas baixas, principalmente no setor defensivo. Além do guarda-redes Koffi, Pedro  Ribeiro não vai poder contar com Gonçalo Silva, Diogo Calila e Francisco Varela. «A questão das lesões, em primeiro lugar, é uma infelicidade que ninguém quer. Nem o jogador, que é o que sofre mais com isso, o treinador também não, nem ninguém no grupo de trabalho, mesmo que isso signifique uma oportunidade ou outra para um jogador que não tem vindo a ser utilizado frequentemente. Todos sentimos a dor dos outros e, no caso destas lesões desta semana, são sentidas por nós todos como algo que não nos agrada. Mas o plantel foi construído no sentido de dar resposta a tudo isso, não nos escondemos atrás destas situações», comentou.

Marco Matias e Silvestre Varela são dos mais experientes do plantel, mas Pedro Ribeiro considera que a força do Belenenses terá de vir do coletivo. «Não é o Silvestre ou o Marco que têm de resolver algum problema particular, é a equipa que tem de resolver os problemas. Cada um deles acrescenta algo diferente à equipa e esses dois jogadores em particular, se os fomos buscar, é porque tinham características que precisávamos», referiu.

O Sporting vem de uma vitória na Noruega, frente ao Rosenborg, na Liga Europa e Pedro Ribeiro espera um adversário forte. «Estamos a falar de um dérbi histórico em que a equipa adversária tem mais do dobro das vitórias. Só nas duas últimas épocas, em cinco jogos disputados, o Sporting venceu quatro e outro jogo foi um empate. O Sporting marcou 16 golos e o Belenenses 6, portanto a dificuldade é grande», destacou.

Um Sporting que, esta época, passa por dificuldades, e, antes da Liga Europa, tinha perdido em Tondela. «Analisámos o Sporting como analisamos todas as equipas contra quem vamos jogar. Não sei, honestamente não sei, sei que nos últimos sete jogos venceu cinco e perdeu dois, enquanto o Belenenses nos últimos sete jogos, venceu quatro e perdeu três. Sabemos que vamos encontrar um Sporting forte, um Sporting que, quer se queira, quer não, é sempre candidato ao título. É uma equipa recheada de bons jogadores, de jogadores de seleção, portanto vamos defrontar um adversário competente», acrescentou.

Pedro Ribeiro chegou a trabalhar com Silas, à frente dos sub-23, antes de assumir a equipa principal, mas garante que não falou com o antigo companheiro esta semana. «Não. Abordei a semana de uma forma normal como tenho feito até aqui, o tempo para a família é curto, portanto, para descansar até às vezes o tempo também se torna curto», referiu ainda.