Os espectadores do Benfica-Académica vão poder participar no chamamento da Vitória, até então privilégio de uma criança e que acontece antes do início de cada jogo no Estádio da Luz. O clube encarnado aliou-se ao World Wide Fund for Nature (WWF), prestigiada ONG ambientalista, numa campanha que pretende alertar para o perigo da extinção da águia imperial.
«O lema é Planta esta ideia e protege o habitat da Vitória. Queremos consciencializar os portugueses para o perigo de extinção da águia imperial devido à degradação do seu habitat, a floresta mediterrânica, de sobreiros e azinheiras», explicou a responsável do WWF mediterrâneo, Ângela Morgado, à Agência Lusa.
A iniciativa inclui a distribuição de megafones ao público, de modo a poderem chamar a mascote treinada pelo espanhol Juan Barnabé.
A águia imperial é uma ave de rapina, que pode atingir dois metros de envergadura, e que se pensava extinta em Portugal. No entanto, entre 2002 e 2004, foram confirmados casos de reprodução, estimando-se a sua população actual entre dois e cinco casais.