Benfica e Bétis estreitam nesta altura relações, depois do desentendimento provocado pela demora do clube espanhol em saldar uma dívida relativa à transferência de Nelson. Nesse sentido, Luís Filipe Vieira convidou o presidente do Bétis, Miguel Guillen, a assistir com ele ao jogo com Zenit.

A informação foi confirmada ao Maisfutebol pelo próprio dirigente espanhol. «Estive em Lisboa a assistir ao jogo com o Zenit a convite pessoal do presidente do Benfica. Foi uma deslocação institucional. Neste momento estamos a aproximar-nos e é seguro que no futuro vamos cooperar.»

Ora o jornal Estadio Deportivo, de Sevilha, noticia esta quarta-feira que na origem desta aproximação está um jovem talento: Alejandro Pozuelo. Trata-se de um avançado de 20 anos, que pode jogar em toda a frente de ataque. Esta temporada já fez catorze jogos na equipa principal e marcou um golo.

Lada Stosic, diretor-desportivo do Bétis, confessou também ao nosso jornal que este interesse não é novo. «Já se falou no passado», referiu. «Há vários clubes interessados no Alex Pozuelo, mas até ao momento não há nada feito. Nem com o Benfica nem com ninguém. Não está nada fechado.»

O homem forte do futebol da equipa sevilhana adiantou de resto que o clube está disponível para negociar. Para além do Benfica, já foi noticiado o interesse de Barcelona e Man. United. «Se surgir uma proposta que nos agrade, estamos sempre disponíveis para conversar. Com todos os clubes.»

«Não sei se o presidente aproveitou a presença para falar com o Benfica...», adiantou. O que impõe a pergunta ao próprio presidente. Ora Miguel Guillen garante que durante a presença em Lisboa não se tocou no assunto. «É seguro que no futuro vamos cooperar, mas ainda não sei em que moldes.»

Parece seguro também que o Benfica mantém Pozuelo debaixo de olho. Há vários meses, aliás. Formado no Bétis, o jovem é considerado a grande promessa do clube. O Bétis, de resto, precisa de encontrar uma forma de saldar a dívida de Nelson: abater no passe de Pozuelo seria uma delas.

O que remete para outra questão: o clube espanhol tem graves problemas financeiros, pelo que a gestão está entregue a um delegado nomeado pelo tribunal. Nenhum negócio pode ser feito sem a autorização dele. O Bétis espera porém conseguir até final de maio libertar-se da gestão judicial.

Ora para isso acontecer é fundamental chegar a acordo com os credores: incluindo o Benfica. Os espanhóis dizem que Pozuelo serviria para abater parte da dívida. A transferência, a fazer-se, seria apenas a partir de junho, para o dinheiro envolvido não ser controlado pelo tribunal para pagamento de dívidas.

Veja um vídeo de Pozuelo: