O derby de terça-feira na Luz será o 24º entre Benfica e Sporting desde 2000. O primeiro da última década teve Van Hooijdonk e João Tomás como protagonistas, assim como José Mourinho. Dias depois, aquele que viria a ser o «special one» deixou os encarnados e, a partir daí, o Sporting partiu para uma supremacia sobre o rival. Ainda que ligeira, muito mesmo. Mas há ainda outra curiosidade. Sabe o que aconteceu quando os rivais empataram na primeira volta desde 2000?

Veja os resultados e marcadores dos últimos dez anos

Nos últimos dez anos, houve 23 jogos. O primeiro esse 3-0 com que o Benfica venceu o leão, na antiga Luz, o último em Alvalade, e bem fresco na memória: na meia-final da Taça da Liga, as águias ganharam por 4-1. No entanto, esse triunfo não chega para igualar as vitórias leoninas de 200 para cá.

Veja o nosso site especial do derby

O Sporting tem oito triunfos nos últimos dez anos, contra sete do Benfica. Há ainda oito empates. Curiosamente, em jogos de campeonato, a estatística da última década diz que sempre que houve empate na primeira volta, o mesmo repetiu-se na segunda.

E os golos, quem marcou mais?

Ora, se lhe dissermos que em dez anos apenas houve dois nulos, é fácil chegar à conclusão que se marcaram muitos golos. E quem marcou mais? Aí, o maior goleador em derbies no activo faz a diferença. O golo de Liedson na meia-final da Taça da Liga dá, de novo, ligeira vantagem ao Sporting, no total das competições.

O Benfica marcou por 34 vezes e o máximo que fez num só jogo foi precisamente no último, em que bateu o guarda-redes leonino por quarto vezes. Já o Sporting tem 35, com cinco dos quais na meia-final da Taça de Portugal de 2007/08. Foi o melhor que os leões conseguiram numa só partida.