Rafael Bracalli será a sombra de Hélton na temporada 2011/12. Aos 30 anos, após terminar contrato com o Nacional da Madeira, o guarda-redes brasileiro chega ao F.C. Porto. Curiosamente, a baliza passou de obrigação a veículo para o sucesso.

Pinto da Costa confirma Bracalli

A 24 de Maio, o Maisfutebol pediu a Bracalli para avaliar Artur Moraes, reforço do Benfica e seu companheiro de longa data. Nessa altura, o guarda-redes revelou parte da sua história, contando que foi desviado para o meio dos postes com 16 anos.

Benfica: «Artur é mais completo que Roberto», diz Bracalli

«Eu era, ou tentava ser, trinco até aos 16 anos. Certo dia, faltava o guarda-redes e ofereci-me. Foi o único jogo meu que o meu pai viu. Depois, chateou-me até me convencer a ir ao Paulista como guarda-redes. Fiquei e sempre tive o Artur Moraes como referência, até porque não sabia nada da posição», explicou o reforço portista, ao nosso jornal.

O pai, Armando Bracalli, era treinador dos guarda-redes do Paulista. Percebe-se a influência. «O Artur Moraes chegou aos seniores com 19 anos e ficou na baliza três épocas. Quando ele foi para o Cruzeiro, fiquei eu a titular. Quando eu saí, ficou o Victor (actual guardião do Grémio e internacional brasileiro», resumiu Rafael.

Rafael Bracalli chegou a Portugal em 2006. Uma vez mais, teve de conviver com o estatuto de suplente. Algo que pode acontecer no Dragão. Diego Benaglio era o dono das redes. Esperou pela hora certa sem perder a calma. Foi sempre assim. Quem o conhece, sabe que o reforço azul e branco está preparado para trabalhar na sombra de Hélton sem protestar.

«Quem diz que ele não será titular?

Jose Belman lança a dúvida. Antigo companheiro de sector, o treinador de guarda-redes do Nacional da Madeira assume-se como um adepto incondicional de Bracalli. «Ele terá de respeitar o Hélton, mas quem diz que não será ele o titular no início da época? O Hélton é um bom guarda-redes mas eu, pelo que conheço dele, apostaria no Bracalli.»

«Como colega, o Bracalli demonstrou uma humildade que se deve ressalvar. Trabalhou sempre muito e soube esperar até conquistar o seu espaço. Devagarinho, evoluiu de ano para ano. Quando eu passei a treinador de guarda-redes, até porque não tinha experiência, posso dizer que foi ele que me ajudou bastante na função», explica o espanhol, ao Maisfutebol.

O técnico considera que Bracalli tem condições para se assumir num «grande» do futebol português: «Como disse, ele tem vindo a evoluir de ano para ano e está pronto para defender a baliza de um grande. É uma clara mais-valia para o F.C. Porto»

«Se for suplente do Hélton, acho que a sua humildade ajudará muito. A humildade e o respeito pelos colegas de posição sempre foram as chaves do sucesso daquele rapaz. Se isso acontecer, saberá ajudar o seu companheiro e o clube de outra forma. Mas veremos o que irá acontecer», conclui Belman, antevendo luta sadia pela baliza portista em 2011/12.