Emilio Butragueño, director de relações institucionais do Real Madrid, falou esta quinta-feira à imprensa espanhola e deu por encerrada a polémica entre José Mourinho e Jorge Valdano. «O assunto Mourinho-Valdano, para nós, está encerrado em relação ao que passa por o exterior», disse o antigo craque merengue.

«Há que destacar que Mourinho é um treinador que nos vai ajudar muito e que a equipa pode ter muito êxito com ele. Foi uma situação complexa para todos nós mas estou convencido de que tudo se vai solucionar. Como acontece nas famílias, se as coisas se instrumentalizam correctamente, vai fortalecer o grupo.»

Butragueño só tem, de resto, elogios para o treinador português. «José Mourinho é um profissional. Demostrou a sua capacidade durante dez anos em três equipas diferentes, o que não é nada frequente. Uma coisa é ter um plantel fantástico e outra muito diferente é mudar de clube e ter êxito em cada um desses clubes.»

Apesar de tudo isto, Butragueño não deixa de realçar que o Real Madrid é um clube diferente. «Este é um clube de futebol que aspira a ganhar. Os adeptos do Real Madrid devem ser ganhadores, resistir a perder. São valores que Alfredo di Stéfano, quando chegou em 1953, deixo neste clube», sublinhou o director.

«Há que ganhar mas não de qualquer maneira. O respeito deve estar sempre presente. Pode-se ser muito competitivo e elegante. Segundo um estudo da Universidade de Harvard temos 300 milhões de adeptos em todo o mundo. As tensões formam parte do jogo. O Real Madrid é um clube respeitado e muito querido.»