Os jogadores da República Democrática do Congo gravaram um vídeo a pedir desculpas ao povo congolês pela surpreendente derrota diante do Uganda, por 2-0, no primeiro jogo na fase final da Taça das Nações Africanas (CAN 2019) que está a decorrer no Egito. Chancel Mbemba, central do FC Porto, foi um dos porta-vozes dos leopardos.

O capitão Youssouf Mulumbu, rodeado pelos companheiros, foi o primeiro a dirigir-se ao povo congolês. «Vimos apresentar as nossas desculpas por este jogo. Foi difícil. Não correspondemos. Apresentamos as nossas desculpas ao povo. Nesta altura, precisamos de unidade, sabemos que vos desiludimos. Espero que tenha sido uma boa lição para nós», começa por destacar o capitão num vídeo publicado no Twitter.

O Congo está, assim, no último lugar do Grupo A, liderado pelo anfitrião Egito, antes de na próxima quarta-feira defrontar o Zimbabué. «Queremos retificar este resultado o mais rápido possível. Eu e os meus jovens irmãos temos consciência que cometemos um grande erro. Foi humilhante para os 90 milhões de congoleses. É com a mão no coração que vos pedimos desculpas», insistiu Mulumbu.

As palavras do capitão foram depois reforçadas por Mbemba que garantiu que o grupo, apesar da derrota, está determinado em conseguir a qualificação para a próxima fase.

Ora veja: