Uma marca registada em Portugal, desde 24 de Agosto de 2008: o golo à Hulk. O avançado brasileiro repete o movimento e ninguém encontra o antídoto. Frente ao Pinhalnovense, mais dois remates indefensáveis. Os guarda-redes procuram soluções sem apresentar respostas.

Registe-se e comente em tempo realno Maisfutebol!

Não é possível, então, travar um daqueles ensaios? «Um remate daqueles vai com tudo, não dá o mínimo de hipóteses. Claro que um guarda-redes fica sempre com a sensação de que podia fazer um pouco mais, mas o mérito é todo do Hulk», explica Pedro Alves, a última vítima.

Na Taça de Portugal, o avançado do F.C. Porto conseguiu derrubar uma muralha aparentemente intransponível. O resumo do jogo prometia centrar-se nas acções do guarda-redes do Pinhalnovense, numa mão-cheia de intervenções de grande nível. Até surgir um fenómeno com alcunha de super-herói.

Alertados para Hulk, Guarín e Belluschi

«O jogo estava a sair-me bem, claro que dá mais visibilidade. Estávamos a acreditar cada vez mais, já que o tempo regulamentar estava a terminar, mas depois surgiu o Hulk. Sabíamos que ele, o Guarín e o Belluschi eram muito perigosos de fora da área, mas não conseguimos fazer mais», desabafa Pedro Alves.

Em diálogo com o Maisfutebol, o guarda-redes de 31 anos fala ainda sobre um lance polémico com o avançado portista, na etapa inicial. Seria penalty? «Na altura, nem se tem percepção. Mas já vi as imagens e percebe-se que toco na bola, o contacto depois é inevitável. E o Hulk também deixa o pé direito para trás.»

A ficha de Hulk

«Já passou, hoje é dia de descanso. Não era exigido muito mais a uma equipa do terceiro escalão, a jogar em casa de uma das melhores equipas da Europa e do Mundo», remata Pedro Alves. Ainda para mais, com um ponta-de-lança improvisado e inspirado.

Hulk marca como nunca. São 22 golos em 27 jogos oficiais, na temporada 2010/11. Em velocidade, em jeito, mas sobretudo em força. Aquele pontapé tornou-se conhecido e temido. Quando o brasileiro puxa para dentro, fora da área, adivinha-se o que se segue.

Aulas grátis na internet

Júlio César, agora no Benfica, não conhecia aquele movimento. Nem ele, nem os adeptos portistas. A 24 de Agosto de 2008, na 1ª jornada da Liga, Hulk saltou do banco para apresentar a sua marca, frente ao Belenenses.

Em duas épocas e meia, vários guarda-redes ficaram sem resposta para o enigmático remate.

O avançado ajuda. Pelo menos, explica. Num vídeo difundido recentemente, Hulk descreveu ao pormenor os seus movimentos, as fintas, a técnica de remate. Sabendo o que ele sabe, alguém faria o que ele faz? Deixe-nos a sua opinião.

O primeiro golo à Hulk (F.C. Porto-Belenenses em 2008):



As aulas práticas de Hulk