Mais uma vez, Johann Cruijff escolheu José Mourinho como foco de atenção na sua coluna semanal no «El Periódico». O antigo treinador do Barcelona criticou a forma de o português tratar as camadas jovens do clube, sublinhando que se o Madrid não ganhar qualquer competição, Mourinho poderá sempre «esconder-se atrás da decisão do clube» em não lhe satisfazer o pedido de um número nove.

«Distraímo-nos muito a falar do 9 e hoje estava um no banco», diz Valdano

«Não sei se o Real vai ganhar pouco, muito ou nada, mas uma coisa em sei: o seu treinador quer ganhar algo. O que quer que seja. Foi para isso que o trouxeram. Mas se não lhe satisfazem o seu último pedido poderá sempre dizer, lembrar, esconder-se atrás de uma decisão do clube alegando que lhe faltou uma peça de trabalho», escreve mo jornal catalão.

O ex-técnico do Barcelona relembra que Mourinho já «queria outro avançado quando tinha Higuaín e Benzema para o lugar nove, por isso é coerente que o seu discurso não se tenha desviado nem um milímetro» depois da lesão do argentino.

O treinador holandês lembra ainda que José Mourinho não aposta na formação e segue sempre o caminho mais fácil, a contratação. «Se ele trabalhou sempre assim e teve sucesso, então é normal que pretenda continuar a seguir esse modelo. Ele esteve sempre habituado assim e não a apostar na formação. O seu manual de trabalho não prevê a possibilidade de promover jovens, para renderem a longo e médio prazo, muito menos podem servir para uma urgência. Se não servem para participar, não servem para decidir», aponta Cruijff.