Ivan De la Peña é uma das peças mais importantes no plantel do Espanhol. O médio marca a diferença e chegou a Lisboa com a convicção de que a sua equipa pode vencer o Benfica e atingir o próximo patamar da Taça UEFA: «Vamos enfrentar esta partida com todo o respeito pelo rival que, na frente, cria muito perigo e vamos tentar explorar os seus defeitos. Penso que o Espanhol tem jogadores capazes de matar o Benfica, falando em termos desportivos...»
Para o Espanhol, uma equipa do meio da tabela na Liga espanhola, atingir as meias-finais numa competição europeia é como que a realização de um sonho: «Estamos contentes por termos chegado aos quartos-de-final, mas queremos chegar mais à frente. Para seguir para as meias-finais temos de fazer um grande encontro. Sabemos que vamos defrontar um adversário que vai entrar a atacar, mas temos recursos para fazer uma boa partida e conseguir um bom resultado. Todos os jogadores gostam deste tipo de partidas. Sente-se importante, portanto, é lógico que gosto de entrar neles. Creio que vai ser um encontro aberto. Os detalhes podem definir a eliminatória. Vimos com muita confiança e muitas ganas. Fora de casa temos conseguido bons resultados e na Europa não perdemos, isso é um ponto a nosso favor.»
Perante a lembrança de que amanhã faz um ano que o Espanhol conquistou a Taça do Rei, o Pequeno Buda tratou de separar as águas, porque a «situação é diferente». O que importa é que «a equipa chegou longe, mas não quer ficar por aqui» na UEFA. No entanto, De la Peña não esquece que esta «é uma partida muito complicada».