Autor: Willem Vissers, jornalista do Volkskrant
Tradução e edição: Vítor Hugo Alvarenga

Na sequência da Euro2012 Network, projeto delineado pelo Guardian que contou com o Maisfutebol como representante de Portugal, foi estabelecida uma parceria com jornais de Alemanha, Holanda e Dinamarca para troca de conteúdos durante a fase de grupos do Campeonato da Europa.
Conheça melhor a Euro2012 Network
Desta forma, o leitor do Maisfutebol poderá ter uma visão mais aprofundada sobre o dia a dia dos adversários de Portugal no Grupo B do Europeu. Terá a possibilidade de descobrir as dúvidas em torno do onze, as curiosidades, a confiança dos adeptos e as melhores frases. Diariamente.
Aqui fica o Diário da Holanda:
A equipa:
A seleção da Holanda foi muito criticada nas últimas semanas, na sequência de alguns jogos menos conseguidos, sobretudo frente à Bulgária. Van Basten foi um dos críticos, já que não gostou da mentalidade da equipa, entre outras coisas. Contudo, no sábado, a Holanda bateu a Irlanda do Norte por 6-0 e silenciou os críticos. Nesta terça-feira, a equipa treinou no Reymana Stadium em Cracóvia, debaixo de chuva. Joris Mathijsen recuperou de lesão e é uma peça fundamental para a seleção.
A curiosidade:
A seleção da Holanda foi a uma parte mais degradada de Cracóvia para doar um «Campo Cruyff» à comunidade. Trata-se de um campo com relvado artificial. A equipa fez isto pela primeira vez em 2010, quando se deslocou ao modesto Hillbrow, em Joanesburgo, na África do Sul. «Isto é importante para as crianças», explicou Nigel de Jong.
A atmosfera:
A equipa viajou para Cracóvia na segunda-feira. A Holanda irá ficar em Cracóvia durante a fase de grupos do Euro2012, embora os seus jogos sejam disputados em Kharkiv, na Ucrânia. Na terça-feira, realizaram o seu primeiro treino no estádio do Wisla Cracóvia e, segundo as informações disponíveis, já foram vendidos cerca de 25 mil bilhetes para o treino à porta aberta na quarta-feira. A atmosfera é óptima, não há discussõs no grupo, todos os jogadores estão aptos para o embate com a Dinamarca.
A citação:
«A nossa defesa está firme. Para além disso, o processo defensivo começa no ataque». Foi desta forma que o defesa Heitinga reagiu às críticas sobre a qualidade defensive da seleção holandesa.