A Entidade Reguladora para a Comunicação Social voltou a recordar, em deliberação divuldada esta terça-feira, que os clubes não podem limitar o acesso de jornalistas a conferências de imprensa.

A deliberação surge no seguimento de uma queixa do «Maisfutebol», impedido de assistir a uma conferência de imprensa de Domingos Paciência, então treinador do Sporting, em Alcochete. Os factos ocorreram a 4 de dezembro de 2011. A deliberação é de 16 de janeiro.

Os responsáveis do Sporting vedaram o acesso da jornalista às instalações da Academia. Em resposta à queixa do «Maisfutebol», o clube alegou que não tinha existido conferência de imprensa e que as instalações não são espaço aberto ao público.

A ERC vem agora dizer, na linha do que defendeu em casos anteriores, que «quem controle o local deve assegurar em condições de igualdade o seu acesso por jornalistas, pelo que, se convocar uma conferência de imprensa, não pode permitir o acesso a uns jornalistas, excluindo outros».

No caso em apreço, sublinha a ERC, «o Sporting deveria ter remetido ao jornal online Maisfutebol convite para a conferência de imprensa».

Na linha da sua atuação em processos anteriores, com diferentes clubes e atores, a direcção do Maisfutebol continuará a denunciar todos os casos que, em seu entender, constituam limitação à liberdade de acesso às fontes.