O suíço Roger Federer, número um mundial e favorito à vitória no Estoril Open, qualificou-se, quase sem surpresa, para as meias-finais, ao afastar o francês Arnaul Clement, 83º do ranking, por 7-6(7) e 6-2, em pouco mais de hora e meia. O espanhol Albert Montanes, quarto cabeça de série e último vencedor do torneio português, é o obstáculo que se segue.

Arnaud Clement não era um desconhecido para Roger Federer, a quem já ganhou por três vezes no passado (as últimas duas no Open da Austrália em 2001 e 2000). O francês começou por impor o seu jogo e quando o suíço deu por isso perdia já por dois jogos sem resposta. Foi um início sofrido, com Federer a cometer vários erros e a levar a decisão para o tie break, que venceu por 9-7.

Depois de um primeiro set seguro e menos entusiasmante que o habitual, no segundo o líder mundial tornou tudo mais fácil, raramente permitindo a resposta do francês, que perdeu por 2-6.

Albert Montanes, que venceu o uruguaio Pablo Cuevas (57º), por 6-4 e 6-3, é o adversário deste sábado, num encontro agendado para o court central, pelas 15 horas.