Marat Safin está nas meias-finais do Estoril Open, depois de ter vencido nesta sexta-feira o espanhol Tommy Robredo por 7-6 (7-2), 2-6 e 7-6 (7-5), num jogo que deu bastantes dores de cabeça ao tenista russo e que ficou marcado também pelo forte vento que se fez sentir durante todo o dia.
Foram precisas quase duas horas e meia para que Safin, oitavo cabeça-de-série, impusesse argumentos ao tenista espanhol, empenhado desde o primeiro minuto em dificultar-lhe a vida. O tom do encontro foi dado logo no primeiro «set», com o equilíbrio a ser nota dominante e a exigir um «tie-break» onde Safin levou a melhor (7-2).
O segundo «set» foi o único que destoou. O tenista russo perdeu o ritmo, como ele próprio admitiu, e deixou correr, para apostar forte logo a seguir. Robredo, quarto cabeça-de-série tratou de aproveitar a deixa. Venceu por 6-2 e ganhou nova confiança para proporcionar aos espectadores mais um «set» bem renhido.
Sempre com o vento a obrigar a trabalhos redobrados, Safin e Robredo voltaram ao despique e foram obrigados a novo «tie-break». E, mais uma vez, o tenista russo levou a melhor na altura decisiva, embora desta vez com a missão a ser ainda mais complicada. O «tie-break» chegou a estar empatado a 5-5, mas, na recta final, Marat Safin foi mais forte e uma dupla falta de Robredo terminou definitivamente com as esperanças do espanhol.
A vida foi bem mais fácil para o georgiano Irakli Labadze, que nem sequer teve de jogar para garantir vaga nas meias-finais. O espanhol Rafael Nadal já se tinha queixado antes de dores no tornozelo esquerdo e tinha mesmo sido assistido no anterior encontro com Gasquet, mas a situação agravou-se e o tenista foi mesmo obrigado a desistir.
Com um dia de descanso, Labadze vai agora defrontar Safin, um dos favoritos à vitória, numa das meias-finais da prova portuguesa. A outra será protagonizada pelo alemão Florian Mayer, que bateu sem problemas de maior o romeno Victor Hanescu (6-4, 6-3), e pelo argentino Juan Ignacio Chela, quinto cabeça-de-série, que também teve vida relativamente fácil diante de Olivier Patience (6-3, 6-2).
Resultados dos quartos-de-final:
Masculinos
Florian Mayer (Ale)-Victor Hanescu (Rom), 6-4, 6-3
Juan Ignacio Chela (Arg)-Olivier Patience (Fra), 6-3, 6-2
Irakli Labadze (Geo)-Rafael Nadal (Esp)- desistência de Nadal
Marat Safin (Rus)-Tommy Robredo (Esp), 7-6 (7-2), 2-6, 7-6 (7-5)