A Turquia garantiu esta noite o terceiro lugar no Grupo D, com três pontos, e fica à espera de saber se garante o passaporte para a próxima fase do Campeonato da Europa de 2016. Porém, a diferença entre golos e marcados (2-4) não é propriamente animadora.

A vitória turca frente à República Checa, por dois golos sem resposta, é igualmente uma boa notícia para Portugal. A seleção lusa vai entrar em campo sabendo que precisa apenas de um empate para se apurar para os oitavos-de-final.

Turquia e Albânia – outro terceiro classificado com três pontos – têm diferença negativa entre golos marcados e sofridos (albaneses com 1-3). Portugal está nesta altura a zero (1-1) e assim continuará se averbar nova igualdade frente à Hungria. Apuram-se para a fase seguinte os quatro melhores terceiros classificados. Ou seja, apenas dois ficarão de fora.

TODOS OS DADOS E ESTATÍSTICAS DO JOGO

Ora a Irlanda do Norte, que tem melhor registo de golos por comparação com Turquia e Albânia, já pode festejar na sequência deste resultado. Os albaneses, que marcaram apenas por uma vez, são nesta altura o pior terceiro classificado.

A República Checa regressa a casa com somente um ponto. Perdeu pela margem mínima frente à Espanha, empatou com a Croácia mas caiu perante a seleção turca.

Burat Yilmaz inaugurou a contagem ao décimo minuto de jogo e os checos tiveram de correr atrás do prejuízo, em vão. Bom trabalho do jovem Emre Mor para a finalização do avançado no coração da área.

Com o adversário a ter mais bola e maior número de remates, a Turquia nunca perdeu de vista a baliza contrária e voltaria a marcar na etapa complementar. Ao minuto 65, na sequência de um livre indireto, Mehmet Topal ganhou a bola na área (parece ligeiramente adiantado) e Ozan Tufan concluiu.

A seleção turca podia até chegar ao apuramento direto mas para tal precisaria de marcar mais dois golos. E tal, saliente-se, seria desajustado face ao que aconteceu esta noite no relvado. Despedida triste para a República Checa.