A República Checa venceu nesta quarta-feira a Itália por 3-1, na 2.ª jornada do Grupo C do Europeu Sub-21.

Frente a um dos teóricos favoritos à conquista do troféu, os checos não se deixaram intimidar e ao intervalo já venciam por 1-0, graças ao golo de Travnik, aos 24 minutos.

A reação italiana surgiu na segunda parte. Com um recomeço forte, a equipa transalpina criou mais oportunidades e chegou à igualdade aos 70', por Berardi.

O golo motivou os italianos, mas foram os checos a fazer de novo o gosto ao pé. Havlik recolocou a equipa checa em vantagem, aos  79', e Luftner, com uma bomba do meio da rua, selou o resultado final aos 85'.

Este resultado permitiu aos checos colar-se à Itália na vice-liderança do grupo. Mas a derrota da Itália foi também benéfica para Portugal, visto que assim pode alimentar ainda o sonho do apuramento para a próxima fase, através do melhor segundo classificado.

Tudo porque, em caso de vitória, a Itália somaria seis pontos e, portanto, ganharia mais possibilidades de passar à fase seguinte como melhor segundo, pelo menos. Os três golos sofridos têm também um peso muito grande nas contas.

Conclusão: Portugal tem de vencer obrigatoriamente o próximo embate com a Macedónia e tentar marcar o máximo de golos possível, sofrendo o menos possível também.