Alberto Paulo qualificou-se nesta sexta-feira para a final dos 3000m obstáculos nos Europeus de atletismo. O atleta português foi quarto na sua série, assegurando a qualificação directa com 8m30,26s. O quarto dia da competição fica ainda marcado pela eliminação de Marco Fortes no peso.

O lançador esteve muito perto do apuramento desde início, com 19,24m e 19,48m nos dois primeiros ensaios, mas os adversários melhoraram as marcas no final e Marco Fortes ficou para trás.

«Não foi nenhuma maldição. Não fiz foi aquilo que me competia e as coisas não aconteceram. Até ao último lançamento, ainda estava na final. Sinto-me muito desiludido, mas o corpo humano tem destas coisas», afirmou o recordista português (20,69), citado pela Lusa.

Calendário, resultados e portugueses nos Europeus

Marco Fortes contestou também as críticas aos seus resultados nas grandes competições, aludindo ainda à polémica frase que proferiu nos Jogos Olímpicos de Pequim, quando disse que de manhã está bem «é na caminha»: «Sentados em casa, em frente ao televisor, é fácil falar da ¿caminha¿, mas aqui e para se chegar aqui, trabalha-se muito.»

Quanto a Alberto Paulo, congratula-se com a qualificação. «Não me sentia muito bem na primeira parte da corrida, mas nas últimas três voltas descontrai e tive boas sensações. Felizmente, consegui mudar de andamento, o que me permitiu uma ponta final bastante forte», relata, admitindo que não estava à espera da qualificação directa.

Nos 50km marcha, Augusto Cardoso terminou na 20.ª posição, enquanto António Pereira desistiu pouco antes das 10 voltas finais, numa prova ganha pelo francês Yohan Diniz. Ainda quanto aos portugueses, Sónia Tavares foi afastada nas eliminatórias dos 200m, que correu em 24,14s, longe da sua melhor marca pessoal, que é de 23,43s.

Ainda hoje estará em prova Gaspar Araújo, na qualificação do salto em comprimento, a partir das 17h35. As eliminatórias dos 5000m femininos foram anuladas, pelo que Jessica Augusto e Sara Moreira garantem presença directa na final de domingo.