Será um Real Madrid desfalcado a marcar presença na V edição da Eusébio Cup no próximo dia 27 no Estádio da Luz. A confirmação foi dada por Emilio Butragueño, diretor para as relações institucionais do clube madrileno, que juntamente com Rui Costa, administrador do futebol encarnado, esteve na apresentação formal do clássico de pré-temporada.

Depois de dois colossos italianos, Inter e Milan, e outros dois ingleses, Tottenham e Arsenal, é a vez de o Real Madrid marcar presença no jogo que lança a época encarnada diante dos seus adeptos, a 27 de julho. A equipa de Mourinho virá, porém, numa versão diferente da esperada para o resto da temporada, já que grande parte das suas estrelas, entre elas os internacionais espanhóis, portugueses e alemães que tenham participado nas meias-finais do Europeu, estarão fora das contas de José Mourinho:

«O calendário não ajuda muito. O Benzema vai estar, de certeza. Os que estiveram nas meias-finais, têm um programa de férias que temos de respeitar. Tiveram uma temporada exigente e temos de respeitar. A final do Euro jogou-se no dia 1 e a meia-final três dias antes, vamos sentir algumas dificuldades em ter cá esses jogadores», lembrou Butragueño no decorrer da cerimónia.

Do atual plantel madrileno, Casillas, Arbeloa, Fábio Coentrão, Pepe, Sergio Ramos, Xabi Alonso, Khedira, Ozil e Cristiano Ronaldo estiveram nas meias finais do Euro. A estes nomes é preciso juntar o do brasileiro Marcelo, que estará na seleção olímpica do Brasil. Refira-se, aliás, que só na partida para Miami, um dia depois do jogo da Luz, José Mourinho deverá trabalhar com todo o plantel à disposição.

Apesar de tudo Rui Costa valorizou a presença de um convidado tão distinto como o campeão espanhol e deu garantias de que, apesar de estarmos na pré-época, os adeptos vão assistir a um espetáculo de qualidade. «Calha na perfeição porque o Real Madrid acaba de ser campeão de Espanha. A nossa preocupação é escolher as melhores equipas do mundo, agora acaba por ser finalmente o Real Madrid. Estamos todos em principio de época, mas olhando para as edições passadas, tivemos aqui quatro grandes jogos de futebol, dignificando aquilo que é a Eusébio Cup», destacou o representante do Benfica.

Butragueño, em nome do Real Madrid, manifestou-se «honrado» com o convite do Benfica e deixou expresso o desejo de voltar em 2013/14, no ano em que o Estádio da Luz recebe a final da Liga dos Campeões, se possível para voltar a defrontar o Benfica. «O nosso presidente honorário, Di Stéfano, estará aqui, pela amizade que tem por Eusébio. O Eusébio representa para o Benfica o que Di Stéfano representa para o Real Madrid. Jogaram os dois nos anos sessenta e, tal como Eusébio, tem um espírito renovador. Temos uma grande relação com o Benfica, é um grande clube, um clube histórico. Esperamos voltar aqui para o ano, se possível com o Benfica, como em 1962, mas, oxalá, com um resultado diferente», destacou o dirigente espanhol.

Cristiano Ronaldo pode imitar Eusébio na próxima temporada e conquistar mais uma Bota de Ouro. Butragueño não poupa elogios ao internacional português. «Os portugueses têm de estar orgulhosos de Ronaldo, é um profissional exemplar. É o primeiro a chegar ao treino e o último a sair. Além disso, é um jogagor extraordinário. Sabemos que vai marcar muitos golos, o ano passado marcou 46, o que é algo incrível,. O Mourinho cria um sistema ofensivo para tirar o melhor de cada jogador, oxalá Cristiano volte a ser o melhor», comentou.

Depois de Fábio Coentrão ter rumado da Luz para o Santiago Bernabéu, neste defeso falou-se na possibilidade de Witsel seguir pelo mesmo caminho. Rui Costa garante que o internacional belga não vai sair. «É jogador do Benfica, está a fazer a pré-temporada com o Benfica e todos os jogadores que estão em estágio, são do Benfica», referiu.