O Bayern Munique confirmou o título de campeão da Alemanha; algo que o Ajax não conseguiu fazer. Mas houve emblemas que não conseguiram manter a luta até à última jornada.

No plano individual, são as depedidas que marcam mais este fim de semana cujos destaques aqui deixamos.O Bayern Munique confirmou o título de campeão da Alemanha; algo que o Ajax não conseguiu fazer. Mas houve emblemas que não conseguiram manter a luta até à última jornada.

No plano individual, são as depedidas que marcam mais este fim de semana cujos destaques aqui deixamos.

Bayern campeão: começou o adeus a Guardiola

O Bayern Munique é tetracampeão da Alemanha. Pep Guardiola não conseguiu levar a equipa bávara à final da Liga dos Campeões, mas vai sair de Munique deixando o clube com o quarto título consecutivo de campeão: o que é inédito no futebol germânico. O Bayern assegurou o triunfo no campeonato a uma jornada do fim. Na próxima e última ronda da Bundesliga, o Bayern fará a festa em sua casa e Guardiola terá a despedida dos adeptos. Depois, ficará com um jogo por fazer e mais um título à disposição: a final da Taça da Alemanha, em Berlim. Até agora, ganhou três campeonatos, uma taça, uma supertaça europeia e um mundial de clubes.

Atlético ficou para trás em casa do último

O regresso a Espanha depois de garantida a final da Liga dos Campeões acabou por não ser o melhor para o At. Madrid. A equipa de Diego Simeone foi jogar a casa do já despromovido Levante. E perdeu. O Atlético até marcou no primeiro minuto, Mas permitiu a reação e, mais, a total recuperação do «lanterna vermelha». O Levante Fez a reviravolta no marcador no último minuto do jogo. E, com este dramatismo, os «colchoneros» acabaram por ficar fora da luta pelo título de campeão espanhol na penúltima jornada. Quando está uma ronda por jogar, acabam por ser Barcelona e Real Madrid os que ficaram nas discussão até ao fim.

Giroud mata sede e segura Arsenal

l

Um grande remate de cabeça e uma assistência de génio para Alexis Sánchez marcar foram as marcas de maior inspiração de Olivier Giroud neste domingo com o Arsenal a sair de Manchester com um empate a dois golos e o terceiro lugar no campeonato (o último que dá acesso direto á Liga dos Campeões) praticamente garantido. Os «gunners» precisam apenas de um ponto no último jogo da liga, em casa, frente ao já despromovido Aston Villa. A cobiçar o terceiro lugar do Arsenal, o City conseguiu estar a vencer duas vezes, mas a equipa de Arséne Wenger sobreviveu e empatou a partida. Com Giroudf no centro das atenções ao acabar com a seca de 16 jogos sem concterizar golos e também a dar a marcar.

Ajax caiu na última etapa: PSV sorriu

Perder o campeonato na última jornada quando se parte para aquela em vantagem não será fácil de digerir para o Ajax; até pela liderança mantidas nas anteriores seis rondas, até porque o jogo era – descontada a pressão – de reduzido grau de dificuldade. Mas o penúltimo classificado De Graafschap (já com a segunda divisão holandesa como destino) bateu o pé ao líder e deu essa alegria aos adeptos... do PSV. O clube de Eindhoven recebeu bem a ajuda de terceiro que era essencial e fez o seu papel ganhando o seu jogo e o seu 23º título de campeão da Holanda.

Luca Toni: a classe no arrumar das botas

Quando Luca Toni anunciou o fim da carreira dedicámos-lhe o devido destaque. A despedida ficou marcada para este domingo, na penúltima jornada da Serie A, no último jogo do Hellas Verona em casa antes de ir para a Serie B. O adversário não podia ser melhor esta despedida: a Juventus, campeão em título e clube que Toni também representou. O Verona venceu 2-1. Toni abriu o marcador do jogo. O matador italiano de 38 anos fez o último golo assim:

John Terry fica sem a sua despedida

Sem direito a despedida (em jogo oficial) a condizer com a sua história no Chelsea foi o que acabou por acontecer a John Terry. O capitão dos «blues» foi expulso frente ao Sunderland e já não fará o último jogo da Premier League, em Stamford Bridge. Dezasseis anos seguidos depois a vestir aquela camisola azul terminaram assim, ao minuto 90 da derrota em Sunderland, com um segundo cartão amarelo...

Ibrahimovic com mais do mesmo: e agora Zlatan?

O PSG já vai em quatro títulos consecutivos de campeão. Zlatan Ibrahimovic vai, individualmente, em três de melhor jogador da Ligue 1. Será também o melhor marcador do campeonato: tem 35 golos (a uma jornada do fim). O que lhe falta? A nível de clubes, ao currículo do sueco falta uma Liga dos Campeões. Em final de contrato, o que irá decidir Zlatan, uma das mais imprevisíveis figuras do futebol (dentro e fora de campo).