Das duas uma: ou Kelvin acaba com a onda negativa que coloca um rótulo de saída definitiva a cada empréstimo do FC Porto a um clube sul-americano, ou a história do brasileiro no clube está feita.
 
A saída para o Palmeiras, anunciada na terça-feira, faz do brasileiro o 18º jogador nos últimos dez anos que o FC Porto envia de volta para campeonatos sul-americanos, com Brasil e Argentina à cabeça. Só dois voltaram a vestir de azul e branco e nenhum se afirmou depois da viagem transcontinental.
 
As pequenas exceções são recentes e aconteceram, ambas, na temporada passada. Com características bem diferentes, contudo.
 
Jorge Fucile foi uma das figuras do FC Porto durante vários anos. Em 2011 incompatibilizou-se com Vítor Pereira e a saída foi emprestar o jogador ao Santos. Voltou e Paulo Fonseca abriu-lhe as portas do plantel. Foi titular na Supertaça mas só fez mais dois jogos antes de voltar a protagonizar um caso disciplinar e ser afastado de vez.
 
O outro caso é o de Juan Iturbe. Chegou com enorme expectativa mas não teve as oportunidades que queria. Voltou à Argentina para jogar no River Plate e foi, também, acolhido de volta por Paulo Fonseca. Fez a pré-temporada, um jogo e saiu por empréstimo para o Hellas Verona, onde se impôs. O clube tinha opção de compra e exerceu-a apenas para vender o jogador, de seguida, à AS Roma, onde está agora.
 
De resto, e contanto ainda Kléber, que voltou para a equipa B depois de uma experiência no Palmeiras, para todos os outros o que começou por ser um empréstimo ou um regresso a casa foi uma viagem sem retorno.
 
Julen Lopetegui afirmou que espera que Kelvin possa «crescer e voltar» mas os números dizem que será difícil. Ainda assim, o clube deu um sinal positivo ao jogadore ao renovar o contrato até 2018, antes de  o ceder (o contrato anterior terminava em junho de 2016, meio ano depois de encerrar o empréstimo ao Palmeiras). Essa é uma prática que já tinha sido realizada com Walter, também aquando do empréstimo do avançado.
 
Só o futuro o dirá mas Kelvin arrisca mesmo ver toda a carreira no FC Porto resumida ao pontapé que deu o título. Pode parecer muito ao comum adepto, mas um jogador de 21 anos quererá mais, de certeza.

Os números de Kelvin

Maciel: «Voltar ao Brasil não faz sentido se houver outras opções»
 
O primeiro jogador da lista de emprestados do FC Porto para a América do Sul nos últimos dez anos é Maciel. O avançado que se destacou na U. Leiria foi contratado a meio da temporada 2003/04, para ajudar José Mourinho a confirmar o bicampeonato.
 
Acabou por ser um jogador importante nessa fase, fazendo mais de 20 jogos. Mas para Víctor Fernandez passou a dispensável. Em janeiro de 2005 saiu para o Atlético Paranaense, por empréstimo.
 
«A experiência foi boa, isso não está em causa. Não estava a jogar e tive a oportunidade de vir para um grande clube e disputar a Taça dos Libertadores. Foi importante. Mas acho que não faz sentido voltar ao Brasil caso haja outras opções», defende o brasileiro, em conversa com o Maisfutebol.
 
Os motivos para essa opinião são fáceis de dar: «O futebol é muito diferente.»
 
«Aqui no Brasil bom é o jogador que sai a driblar toda a gente. Aí é preciso jogar para a equipa. Faz mais sentido continuar na Europa, ainda por cima quando se é jovem. É aí que estão os melhores, mas muitas vezes há interesses de empresários pelo meio e nem sempre é possível», sublinha.
 
No seu caso, Maciel lembra que foi para o Atlético Paranense com o objetivo de «dar tudo, fazer um bom campeonato, uma boa Libertadores e tentar voltar». Voltou a Portugal, de facto, mas não o FC Porto. «Fui outra vez emprestado, agora ao U. Leiria», recorda.
 
«Na altura em que voltei, havia o interesse do V. Guimarães, mas preferi vir para o Brasil. Depois é que percebi (risos). Se fosse hoje teria tentado ficar sempre aí. Talvez tivesse ficado até hoje, porque a minha carreira foi feita praticamente aí em Portugal», completa.
 
EMPRESTADOS PARA A AMÉRICA DO SUL
 
Maciel (avançado)

Contratado em 2003/04 (21 jogos, 3 golos)
Emprestado ao Atlético Parananeense a meio da época 2004/05, depois de fazer apenas 2 jogos com Victor Fernandez. Voltou para novo empréstimo em Leiria e no Sp. Braga, antes de assinar em definitivo pelos leirienses em 2007.
Onde está? Ainda joga. No Sobradinho, do Brasil. 36 anos.
 
Leandro (lateral esquerdo)
Contratado em 2004/05 (11 jogos, 1 golo)
Emprestado ao Cruzeiro em 2005 e ao Palmeiras em 2006. Desvinculou-se de seguida
Onde está? Cabofriense, do Brasil. 35 anos
 
Léo Lima (médio centro)
Contratado em 2004/05 (7 jogos)
Emprestado ao Santos em 2005, depois de ser chumbado na pré-época por Co Adriaanse. Assinou pelo Grémio em 2006
Onde está? Al-Sharjah, dos EAU. 33 anos.
 
Ibson (médio centro)
Contratado em 2004/05 (15 jogos, 1 golo). Ficou no FC Porto mais duas épocas (24 jogos, 1 golo em 2005/06; 17 jogos em 2006/07).
Emprestado ao Flamengo a meio da época 2006/07, ficou até 2009, altura em que o FC Porto o vendeu ao Spartak Moscovo
Onde está? Sport Recife, do Brasil. 31 anos.
 
Leandro do Bonfim (médio centro)
Contratado em 2004/05 (6 jogos)
Emprestado ao São Paulo em 2005/06, depois de ser chumbado na pré-época por Co Adriaanse. Na época seguinte foi emprestado ao Cruzeiro, depois ao Nacional da Madeira, antes de se desvincular e assinar pelo Vasco da Gama
Onde está? Al-Wehda, da Arábia Saudita. 31 anos.
 
Cláudio Pitbull (avançado)
Contratado em 2004/05 (6 jogos)
Inicialmente foi emprestado ao Al-Ittihad, da Arábia Saudita em 2005/06, mas depois voltou ao Brasil, para o Santos, Fluminense. Ainda foi emprestado a Académica, V. Setúbal, Rapid Bucareste e Marítimo, antes se desvincular e assinar pelo V. Setúbal em 2010.
Onde está? Sem clube desde que deixou o Gil Vicente na época passada. 33 anos
 
Jorge Fucile (lateral direito/esquerdo)
Contratado em 2006/07 (25 jogos, 1 golo)
Ficou no FC Porto até 2011/12, altura em que se incompatibilizou com Vítor Pereira e foi emprestado ao Santos. Voltou e foi integrado por Paulo Fonseca na época 2013/14 (3 jogos), até novo caso disciplinar ditar o adeus.
Onde está? Assinou esta época pelo Nacional de Montevideu
 
Lucas Mareque (lateral esquerdo)
Contratado em 2006/07 (4 jogos)
Cedido ao Independiente na época seguinte. Acabou por se desvincular.
Onde está? Lorient, de França. 32 anos.
 
Leandro Lima (médio centro)
Contratado em 2007/08 (13 jogos)
Começou por ser cedido ao V. Setúbal em 2008/09, mas de lá seguiu de volta para o Brasil onde representou o Cruzeiro duas épocas por empréstimo portista, até se desvincular.
Onde está? Jeonnam Dragons, da Coreia do Sul. 29 anos.
 
Mário Bolatti (médio centro)
Contratado em 2007/08 (20 jogos)
Cedido ao Huracán, da Argentina, a meio da época 2008/09. Vendido à Fiorentina em 2009/10.
Onde está? Em 2014 jogou no Botafogo, por empréstimo do Internacional de Porto Alegre que detém o seu passe. 29 anos.
 
Nelson Benítez (lateral esquerdo)
Contratado em 2008/09 (13 jogos)
Começou por ser emprestado ao Leixões em 2009/10, mas não se fixou e, em janeiro, voltou à Argentina, para o San Lorenzo, novamente por empréstimo. Vendido ao  Estudiantes em 2011.
Onde está? Olimpia, do Paraguai. 30 anos.
 
Tomás Costa (médio centro)
Contratado em 2008/09 (41 jogos, 1 golo)
Dispensado por André Villas-Boas, começou por ser emprestado ao Cluj, da Roménia, mas ainda nessa época 2010/11 seguiu, de novo por empréstimo, para o Chile, para a Universidade Católica. Cedido ao Colón, da Argentina, na época seguinte, antes de voltar ao Chile em definitivo.
Onde está? Continua na Univ. Católica, do Chile. 29 anos
 
Sebastien Prediger (médio centro)
Contratado em 2008/09 (3 jogos)
Cedido ao Boca Juniors no mercado de Inverno da época em que foi contratado. No ano seguinte começou no Cruzeiro e acabou no Colón, sempre por empréstimo. Este último, que o tinha vendido ao FC Porto, adquiriu-o em definitivo em 2011.
Onde está? Estudiantes, da Argentina. 28 anos.
 
Souza (médio centro)
Contratado em 2010/11 (24 jogos, 1 golo)
Cedido ao Grémio em janeiro de 2012. Posteriormente foi adquirido pelo clube de Porto Alegre.
Onde está? São Paulo, do Brasil. 25 anos.
 
Walter (avançado)
Contratado em 2010/11 (25 jogos, 10 golos)
Cedido ao Cruzeiro em janeiro de 2012. De lá seguiu para Goiás e Fluminense, sempre por empréstimo. O seu passe pertence ainda ao FC Porto mas deverá ser negociado em breve.
Onde está? Fluminense. 25 anos.
 
Kléber (avançado)
Contratado em 2011/12 (33 jogos, 10 golos)
Emprestado ao Palmeiras em janeiro de 2013. Voltou para a equipa B portista na época 2013/14.
Onde está? Estoril Praia, por empréstimo do FC Porto. 24 anos.
 
Juan Iturbe (avançado)
Contratado em 2011/12 (7 jogos)
Emprestado ao River Plate em janeiro de 2013. Voltou para fazer a pré-temporada e um jogo com Paulo Fonseca, antes de ser novamente cedido, agora ao Hellas Verona, de Itália. O clube comprou o seu passe para o vender logo de seguida à AS Roma.
Onde está? AS Roma, de Itália. 21 anos