O FC Porto anunciou esta segunda-feira, num comunicado enviado à CMVM, que a SAD mantém capitais próprios negativos. A 31 de dezembro de 2023, os capitais próprios da SAD tinha um valor negativo de 8,5 milhões de euros, pode ler-se.
A verdade, porém, é que este resultado melhorou muito face ao valor registado anteriormente, destacando o comunicado que «o ativo reflete um aumento global de 148 milhões de euros face a 30 de junho», situando-se agora nos 504 milhões de euros.
Já o passivo diminuiu 20 milhões de euros, «essencialmente devido à diminuição do valor global dos empréstimos em 85 milhões de euros», o que permite à SAD apresentar um passivo de 513 milhões de euros a 31 de dezembro de 2023.
Refira-se que a melhoria nos ativos da SAD são em grande partes sustentados por «um acordo estabelecido com uma prestigiada empresa internacional», a qual fez «uma avaliação ao valor de mercado dos cash-flows gerados pelo Estádio do Dragão» que permitiu apurar um valor de 279 milhões de euros ,o que permitiu um incremento de 167 milhões relativamente ao montante que estava registado.
A avaliação do valor de mercado dos cash-flows foi realizada pela empresa Crowe (Crowe Advisory PT), revela o FC Porto, e «sujeita à revisão da empresa de auditoria da FC Porto – Futebol, SAD, a EY (Ernst & Young Audit & Associados - SROC, S.A.)».