O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) revelou esta terça-feira que irá anunciar até ao próximo dia 13, segunda-feira, a decisão sobre o pedido de suspensão do castigo apresentado pelo  selecionador nacional Fernando Santos. 

No seu sítio oficial na Internet, o TAS confirma a receção do recurso de Fernando Santos ao castigo imposto pela FIFA, após a expulsão no encontro Costa Rica-Grécia do último Mundial: «Juntamente com o seu pedido de recurso, o treinador avançou com um pedido de suspensão da decisão, para poder estar no próximo jogo oficial da seleção principal portuguesa [com a Dinamarca], a 14 de outubro. O TAS vai tomar uma posição a ou antes de 13 de outubro de 2014», lê-se.

A decisão do TAS irá incidir apenas sobre o pedido de suspensão e, sabe o  Maisfutebol , a Federação Portuguesa de Futebol não tem grandes esperanças neste capítulo. O recurso será analisado nas próximas semanas.

Recorde-se que o comité de Apelo da FIFA rejeitou a 24 de setembro o recurso apresentado por Fernando Santos, confirmando os oito jogos de suspensão ao selecionador português.

Se, efetivamente, se confirmar confirmar a suspensão de Fernando Santos, o técnico será impedido de se sentar no banco em toda a fase de grupos de qualificação para o Euro 2016. A sua estreia oficial ficará reservada para uma hipotética segunda mão do play-off de apuramento ou no segundo jogo da fase de grupos, se Portugal se qualificar.

Esta suspensão não abrange jogos amigáveis, sendo que Fernando Santos poderá orientar a equipa nacional no compromisso frente à França, já no próximo sábado.