O Rio Ave seria o clube mais prejudicado com a nova norma da Liga que proíbe os empréstimos entre clubes da mesma Divisão, caso vá avante. O emblema vila-condense já tinha assegurado quatro jogadores a título de empréstimo para a próxima época, três do Benfica e um do F.C. Porto.
O mais mediático é Jan Oblak. O jovem guardião que deu nas vistas na U. Leiria, seria emprestado para jogar mais e o clube encarnado até contratou Paulo Lopes para reforçar as opções da baliza, já que Mika deveria alterar entre a equipa principal e a equipa B. O esloveno terá, agora, de encontrar um novo clube.
Liga: reforços e programas de pré-época
Situação semelhante à de Roderick e Diego Lopes, outros dois jogadores que iriam alinhar pelo emblema dos Arcos. Do F.C. Porto tinha chegado o médio Soares, que na época passada jogou no Arouca. Também terá de encontrar outra solução para o seu futuro.
Este não é, de resto, o único caso que os dragões têm de resolver. Recorde-se que o F.C. Porto contratou Fabiano Freitas ao Olhanense mas o guarda-redes brasileiro iria permanecer mais um ano do Algarve a título de empréstimo. Com esta nova lei, obviamente, não pode.
Liga proíbe empréstimos a clubes da mesma Divisão
Havia ainda várias projeções em curso de vários jogadores que integram, sobretudo, os quadros de Benfica e F.C. Porto e que, por não terem espaço no plantel principal, terão de jogar na equipa B ou por empréstimo na II Liga ou estrangeiro.
Há ainda o caso de Rúben Amorim, que tem mais um ano de empréstimo do Benfica ao Sp. Braga.
Contudo, a Federação Portuguesa de Futebol terá ainda de ratificar esta proposta em Assembleia-Geral.