O São Paulo é o novo campeão do Mundo de clubes. Os brasileiros venceram o Liverpool, por 1-0, na final do Mundial de Clubes realizada este domingo em Yokohama, no Japão.
O estádio que ficou como talismã do «penta» para a selecção brasileira campeã do Mundo com Scolari voltou a dar sorte aos paulistas que conquistam este título pela terceira vez, sucedendo agora ao F.C. Porto.
Os «reds», que são o adversário do Benfica na próxima eliminatória da Liga dos Campeões, perderam esta final pela terceira vez.
Mineiro foi o grande herói da partida ao marcar o golo vitorioso aos 27 minutos de jogo. Cicinho faz um lançamento longo para Aloísio, que levantou a bola por cima e para as costas da defesa inglesa com Mineiro a receber na área e a bater com toda a calma Reina.
Mas nem sempre o São Paulo pôde ter esta tranquilidade. O Liverpool entrou a todo o gás e podia ter marcado logo na primeira jogada do desafio.
Os ingleses entraram para dominar o encontro e foram-no conseguindo, até o São Paulo reagir pela primeira vez. A meio da primeira parte, os brasileiros «soltaram-se» e forma à área inglesa um par de vezes.
Pouco depois estava inaugurado o marcador. A partir daí, o São Paulo foi sempre a equipa mais tranquila e o maior domínio do Liverpool ia existindo, mas sem que os brasileiros perdessem o controlo do que se estava a passar.
Os ingleses acentuaram a pressão e a equipa de Paulo Autuori perdeu preocupações atacantes mostrando que os brasileiros também sabem defender, já que o Liverpool não sofria golos há 11 jogos.
As preocupações em marcar eram assim dos «reds», mas rafa Benitez surpreendeu ao só fazer alterações na equipa no último quarto de hora.
Pode ter sido muita confiança em quem estava em campo, pois o Liverpool até colocou a bola dentro da baliza do São Paulo três vezes; mas em todas os lances pareceram bem anulados. E nos que foram válidos, Rogério Ceni nuna se deixou ultrapassar.
FICHA DE JOGO
Estádio de Yokohama (70.000 espectadores)
Árbitro: Benito Archundia (Mex)
SÃO PAULO: Rogério Ceni, Fabão, Lugano, Edcarlos, Cicinho, Mineiro, Josué, Danilo, Júnior, Amoroso e Ailton (Grafite, 75).
Treinador: Paulo Autuori
LIVERPOOL: Reina, Finnan, Carragher, Hyypia, Warnock (Riise, 78), Xabi Alonso, Sissoko (Sinama Pongolle, 78), Gerrard, Kewell, Luís Garcia e Morientes (Peter Crouch, 84).
Treinador: Rafa Benítez
Resultado ao intervalo: 1-0
Golos: Mineiro (27)
Disciplina: Lugano (56), Rogério Ceni (88)
Resultado final: 1-0
Quadro de jogos do Mundial de Clubes 2005:
Quartos-de-final:
Al Ittihad-Al Ahly, 1-0
Sydney FC-Deportivo Saprissa, 0-1
Meias-finais:
Al Ittihad- São Paulo, 2-3
Deportivo Saprissa-Liverpool, 0-3
Jogo para os 5.º e 6.º lugares:
Al Alhy-Sydney FC, 1-2
Jogo para os 3.º e 4.º lugares:
Al Ittihad-Deportivo Saprissa, 2-3
Final:
São Paulo-Liverpool, 1-0