Artigo original publicado a 6 de novembro às 23h15

Com a vitória deste sábado ante o Cova da Piedade, por 5-1, o Estoril juntou-se a Sporting, Benfica e Sporting de Braga no lote de clubes apurados para a edição 2020/2021 da Taça da Liga. 

Apenas com a 10.ª jornada pela frente - a última que decide as contas na II Liga - o Estoril já garantiu que vai ser um dos dois primeiros classificados ao fecho da mesma, uma vez que o terceiro classificado, a Académica, está já a quatro pontos de distância.

Antes, o Sporting de Braga e o Benfica tinham já garantido o apuramento ao fim da sétima jornada da I Liga, depois de o Sporting ter feito na sexta jornada.

Estão, até ao momento, decididas quatro das oito vagas. Faltam apurar três clubes na I Liga e um na II Liga.

Novembro é mês de decisões no apuramento para a prova, que conta com um formato transitório esta temporada, devido à pandemia da covid-19: passou de 34 clubes para apenas oito. Apuram-se os seis primeiros classificados da I Liga ao cabo das oito primeiras jornadas e os dois primeiros da II Liga ao fim das dez primeiras jornadas. Falta, portanto, uma jornada nos respetivos campeonatos, além do Moreirense-P. Ferreira e do Cova da Piedade-Benfica B, jogos que foram adiados: este último já nada decide nestas contas.

O apuramento para a Taça da Liga é uma situação à atenção dos clubes e foi lembrada na passada sexta-feira pelo Paços de Ferreira, na posição tomada sobre o jogo adiado com o Moreirense. Os castores frisaram que um dos fatores que pesava num reagendamento era «aspirar à participação na fase final da Taça da Liga». Os quartos-de-final estão agendados entre 15 e 17 de dezembro e essas são datas a ter em conta para eventuais jogos adiados na jornada que resta em cada uma das ligas. O Moreirense-P. Ferreira joga-se a 1 de dezembro.

Quem ainda pode apurar-se na I Liga?

Todos os clubes, à exceção de Portimonense, Farense, Gil Vicente e Boavista, sendo que Marítimo e Belenenses estão praticamente fora da luta, tendo de ganhar obrigatoriamente na oitava jornada e esperar uma combinação de resultados absolutamente épica para depois olhar aos critérios de desempate. O FC Porto só precisa de um empate com o Santa Clara.

E na II Liga?

Ao Estoril vai juntar-se o Mafra (2.º, 21 pontos) ou a Académica (3.º, 18 pontos). A equipa de Coimbra tem obrigatoriamente de vencer na 10.ª jornada e esperar uma derrota do Mafra. Uma vez que as duas equipas ainda não se defrontaram, uma eventual igualdade pontual é desempatada pela diferença de golos marcados e sofridos e, se esta for igual, pelo número de vitórias na prova e, se necessário, olhar ao maior número de golos. Isto de nada vale à Académica se o Mafra pontuar na 10.ª jornada.

Qual o formato da fase final?

Os quartos de final têm o seguinte cruzamento de jogos e disputam-se a uma mão, em casa do clube visitado, entre 15 e 17 de dezembro.

  • 1.º I Liga vs 2.º II Liga
  • 2.º I Liga vs 1.º II Liga
  • 3.º I Liga vs 6.º I Liga
  • 4.º I Liga vs 5.º I Liga

A final four, em Leiria, tem as meias-finais dias 19 e 20 de janeiro de 2021 e a final é no dia 23.

APURADOS
I Liga: Sporting, Benfica, Sp. Braga.
II Liga: Estoril.