O Liverpool e o Fulham terão que enfrentar longas viagens para disputar os encontros da primeira mão das meias-finais da Liga Europa. O Liverpool vai demorar 24 horas a chegar a Madrid, e o Fulham terá que viajar durante 11 horas para ir até Hamburgo.

O facto de a UEFA não ter adiado as partidas, marcadas para a próxima quinta-feira, fez com que as duas equipas tivessem que encontrar uma alternativa aos voos que as levariam até ao seu destino. A nuvem de cinza que ainda paira no ar provocada pelo vulcão islandês, faz com que os aeroportos ainda não estejam totalmente operacionais, e as equipas terão que recorrer a um «plano B».

E o «plano B» do Liverpool começa numa viagem de comboio esta terça-feira até Londres, onde posteriormente vão embarcar no comboio «Eurostar». Sobre carris seguem até Paris, onde vão pernoitar. Na próxima quarta-feira de manhã o plantel dos «reds» vai viajar novamente de comboio até Bordéus, onde vai apanhar um avião até à capital espanhola. Mesmo assim, os ingleses ainda têm uma esperança remota de poder voar de Londres para Madrid.

Apesar da longa viagem, Rafa Benítez não acredita que o Atlético parta em vantagem, já que os jogadores já tiveram algum descanso. «Tivemos algum tempo ontem para os jogadores descansarem. A viagem não é a ideal, mas esperamos que os jogadores estejam nas melhores condições», disse o espanhol, citado pela «BBC», defendendo que a UEFA devia ter adiado a partida: «Nestas circustâncias talvez tivesse sido melhor, mas temos de ir.»

O treinador do Liverpool relembrou os tempos em que ainda era jogador, dizendo que quando ele jogava, tinham que «viajar de autocarro durante 12 ou 14 horas», e que não é por isso que o Atlético terá mais hipóteses de vencer a partida.

Ainda não é conhecido o plano de viagem de regresso, mas espera-se que a progressiva reabertura do espaço aéreo europeu possibilite um voo de Madrid até Inglaterra.

Já o Fulham vai viajar de autocarro até Folkestone, onde vai embarcar no comboio que fará a viagem até à França pelo Canal da Mancha. Estima-se que a equipa inglesa demore onze horas até chegar ao seu destino.