É praticamente garantido que Esquerdinha não vai voltar a vestir a camisola do F.C. Porto, apesar do jogador ter contrato até 2003. O atleta brasileiro tem dois clubes espanhóis interessados nos seus serviços, ambos de Espanha que pretendem futebolistas para a faixa esquerda da defesa. Depois da propalada abordagem do Saragoça, também o Celta de Vigo está disposto a abrir os cordões à bolsa para contratar o jogador. 

«Antes de ir de férias para o Brasil, já sabia do interesse do Celta de Vigo e do Saragoça», disse ao Maisfutebol, recusando-se a dizer qual deles é o seu preferido: «Apenas sei que são dois grandes clubes em Espanha. No entanto, tenho de reconhecer que Vigo ficaria mais perto do Porto», completou o jogador, que está em João Pessoa, a gozar férias. 

As excelentes relações entre a formação galega e os azuis e brancos podem ter algum peso no desfecho da situação, já que as negociações com o Saragoça estão paradas, porque o clube de Aragão está concentrado no jogo da segunda-mão das meias-finais da Taça do Rei, a disputar, este sábado, frente ao Atlético de Madrid. Mas esta é apenas uma mera conjuntura. 

O nome de Esquerdinha foi integrado na lista de dispensas do conjunto das Antas, uma situação que não deixou o jogador insatisfeito, face à possibilidade de defender as cores de outros clubes: «Nunca estive preocupado, porque o presidente tomou conhecimento do interesse do Saragoça. Nessa altura, antes de ir de férias, já sabia que não ia ficar no F.C. Porto», disse.