Trindade e Tobago garantiu a passagem aos quartos de final da Gold Cup, depois de vencer as Honduras por 2-0.
A seleção das Honduras, com duas vitórias nos dois primeiros jogos, já tinha garantido a passagem aos quartos de final, assim como o primeiro lugar do grupo B. Mas isso não intimidou Trindade e Tobago, que competia com El Salvador e Haiti por um lugar nos «quartos».
Depois de na primeira parte as Honduras terem ficado reduzidas a dez jogadores, com José Velásquez a ser expulso ao minuto 37, os jogadores tobaguenhos entraram decididos, na segunda parte, a carimbar a sua passagem à próxima fase do torneio. O golo apareceu aos 48 minutos, através de uma grande penalidade convertida por Kenwyne Jones, depois de Orlin Peralta ter derrubado Cornell Glen dentro da grande área.
Jones iria estar em destaque novamente, ao assistir Kevin Molino ao minuto 67, ajudando assim a sua equipa a garantir a passagem aos quartos de final.
No outro jogo do grupo B, jogava El Salvador e Haiti, que chegava aqui em segundo lugar, com três pontos, e apenas precisava de um empate para passar. Salvador mostrou muito cedo vontade de vencer e desperdiçou várias oportunidades, esbarrando muitas vezes na oposição do guarda-redes Frandy Montrévil.
Mas não só. Um dos grandes aliados do Haiti foi o poste, que por duas vezes negou a Rodolfo Zelaya (El Salvador) o golo. A primeira vez, com um duplo falhanço: primeiro Montrévil falha o alívio, e em seguida o avançado, isolado com a baliza aberta, envia a bola ao poste; em seguida Salvador beneficiou de um livre ainda no seu meio campo.
Zelaya, apercebendo-se do adiantamento do guarda-redes adversário, tentou o livre direto. Teria sido um golo fantástico, mas a sorte voltou a não estar do lado do avançado, que voltou a acertar no mesmo poste.
Finalmente a sorte sorriu ao jogador de Salvador, que teve à sua disposição uma grande penalidade ao minuto 76, após a falta de Jean-Marc Alexandre. Zelaya falhou à primeira, mas não desperdiçou a recarga que colocou El Salvador nos quartos de final, como um dos melhores terceiros lugares.
Para finalizar a fase de grupos, faltam apenas os jogos do grupo C, que vão opor Cuba a Belize, e os já apurados Estados Unidos e Costa Rica. Os quartos de final disputam-se nos próximos dias 19 e 20 deste mês.
Veja os incríveis falhanços (e não só) no El Salvador-Haiti